#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Vazio existencial: Por que sinto que algo está faltando ? Como preencher esse vazio? “O depressivo não sofre por não obter aquilo o que deseja... o depressivo sofre porque ele não deseja nada."


E
m algum momento de suas vidas, muitas pessoas questionam o que lhes traz o verdadeiro significado. Para alguns, a 
meia - idade pode ser um período de reavaliação. Para outros, uma crise de algum tipo pode levar a uma investigação existencial. Não podemos resolver o problema se não o compreendermos primeiro. O que o impede de não se comprometer totalmente a amar a si mesmo? Afinal, a única razão para se sentir vazio está dentro de nós. Se sempre nos sentimos satisfeitos e seguros em nossa própria pele, por que precisaríamos buscar satisfação em outro lugar?

“O depressivo não sofre por não obter aquilo o que deseja... o depressivo sofre porque ele não deseja nada." — Maria Rita Kehl

É preciso coragem para arrancar suas feridas e aprender a amar suas cicatrizes, mas esse é um passo necessário no caminho do amor-próprio. Não vai acontecer da noite para o dia, mas você tem que ficar cara a cara com o seu ego em algum momento e mostrar amor a ele. Então, não terá mais nada pelo que ansiar e nada mais para tirar de você.

Uma falta de significado ou propósito - são experimentados pela maioria das pessoas em algum momento da vida. O que enxergamos como uma tristeza sem motivo seria, portanto, o sintoma da falta de um “apetite” pela vida.

 Nada desperta o ânimo, porque a falta não encontra representação. O que falta é a própria falta de interesse. Falta o desejo por algo que orienta atitudes, ações e persistência.
Por isso, sim, é possível que você se sinta infeliz, mesmo que todas as condições de sua existência pareçam indicar que não há razões para tal sentimento.




Por que sinto que algo está faltando ?

Você precisa encontrar resposta para esta pergunta. Mas como? Fazendo perguntas e buscando respostas. Faça perguntas óbvias e absurdas,se  faça alguns questionamentos e responda com sinceridade.


Aqui estão algumas perguntas úteis para pensar, escrever ou falar:
  • Estou fazendo o que é fácil, divertido e me traz alegria ?
  • Eu espero que a vida seja sobre sofrimento?
  • Tenho medo de ser mais feliz do que meus pais?
  • Estou assumindo a responsabilidade por algo que realmente não seja minha responsabilidade?
  • Eu gosto do que tenho?
  • Qual é o meu maior medo?
  • Quando me senti leve e livre? Como posso recriar isso?
  • O que eu faria de diferente se soubesse que só tinha um ano de vida?
  • O que eu diria / escreveria para as pessoas em minha vida se não me importasse com a reação delas?
  • Se eu tivesse um desejo realizável ou não-realizável, qual seria?
  • Se eu fosse feliz agora, o que perderia ou que coisa ruim aconteceria?
  • Como estou dando demais - mais do que realmente tenho para dar emocionalmente, não importa o quanto eu gostaria de poder dar e não me machucar no processo?
  • Como estou atrapalhando meu próprio caminho, dizendo coisas ruins para mim mesmo ou me impedindo de fazer o que realmente quero ou de quem realmente sou?
  • Se eu tivesse dinheiro ilimitado, o que faria a partir de hoje?
  • Que pessoas ou animais deixaram um buraco no meu coração?
  • Qual é o meu princípio orientador para minha vida ? O que eu quero fazer enquanto estiver vivo?
  • Estou fazendo o que sou realmente bom?
  • Se eu pudesse morar em qualquer lugar do mundo, onde moraria?
  • Se alguém em quem confiei totalmente e acreditasse que a vida é apenas para brincar, se divertir e ser amoroso e compassivo comigo mesmo e com os outros, o que eu faria de diferente?
  • Que influência a vergonha e o auto-ataque têm em minha vida?
  • O que é realmente mais importante para mim? Todos ao meu redor adivinhariam corretamente minha resposta a essa pergunta?
  • O que eu realmente, realmente, realmente quero? Qual é a primeira etapa que posso fazer hoje para obtê-lo?
  • E se eu pudesse abrir mão de qualquer coisa que eu quisesse - o que seria?
  • O que eu estou tentando evitar?

Quando buscamos profundamente por respostas brutalmente honestas, muitas vezes podemos nos livrar do buraco da depressão. Quando realmente sabemos a verdade sobre o que sentimos, queremos, precisamos, sonhamos, valorizamos, precisamos de um limite ao redor - podemos começar a tomar decisões em relação à saúde emocional e nos distanciar da direção que está nos pesando.

Então, qual é a sua verdade?

busca pelo sentido da vida refere-se à ideia de que os indivíduos são fortemente motivados a encontrar sentido em suas vidas, ou seja, ser capazes de compreender a natureza de sua existência pessoal e senti-la significativa e com propósito
Perguntar a alguém se ele entende o significado da vida é uma pergunta que gera reflexões. Em termos gerais, ter “significado” sugere que você tem uma vida com propósito.E muitas pessoas não tem propósito nenhum.

Outros chegam em uma fase da vida que alcançaram tudo o que queriam na vida e Vêem que o material não completa, que a carreira não completa, que estar sempre ocupado não completa, que cuidar de si mesmo não completa,ter amigos não completa, bom relacionamentos não completa,  e que continua vazio... um vazio existencial.
 
Aqui estão 4 maneiras de preencher o vazio em sua vida:
  1. Vá fundo dentro de si mesmo para entender seus sentimentos. Não podemos resolver o problema se não o compreendermos primeiro. ...
  2. Permita-se algum tipo de válvula de escape para suas emoções. ...
  3. Comprometa-se a amar a si mesmo, não importa o quê. ...
  4. Envolva-se em atividades que o façam feliz.
  5. muitos conseguem a felicidade na espiritualidade
  6. outros criando animais
  7. outros na filantropia ajudando o próximo
  8. Pratique sua fé Algumas pessoas encontram alívio na oração. Se você tem uma fé e acredita em um poder maior do que você, isso lhe trará força e consolo nos momentos em que se sentir alienado.
  9.  

Filosofando o Significado

“A vida não tem sentido. Cada um de nós tem um significado e o damos vida. É um desperdício fazer a pergunta quando você é a resposta. ”

Joseph Campbell



Outras 5 perguntas para ajudá-lo a encontrar seu propósito na vida

  1. Pelo que você está disposto a lutar?

A realização envolve esforço, tentativa e erro, fracasso e aprendizado.

2.O que seu próprio filho de 8 anos adora fazer?

Lembra da alegria de fazer as coisas por diversão? Sem recompensas, sem impressionar ninguém, apenas para você.

3.O que te faz esquecer de comer?

Quando você está tão imerso em uma atividade que o tempo passa sem que você perceba? O psicólogo chama isso de fluxo .

4.Como você vai salvar o mundo?

Você pode não acabar com a fome no mundo, mas pode fazer a diferença. Em vez de se concentrar demais em se encontrar, perca-se em algo maior.

5.Se você soubesse que iria morrer daqui a um ano, o que faria e como gostaria de ser lembrado?

Como você realmente quer gastar seu tempo? Qual você quer que seja o seu legado?


Descobrir o “propósito” de alguém na vida basicamente se resume a encontrar aquelas uma ou duas coisas que são maiores do que você e maiores do que as que estão ao seu redor. E para encontrá-los, você deve sair do sofá e agir, e dedicar um tempo para pensar além de si mesmo, para pensar maior do que você e, paradoxalmente, para imaginar um mundo sem você.

O propósito não é algo com que nascemos. É cultivado.

"O propósito da vida não é ser feliz. É ser útil, honrado, compassivo, fazer alguma diferença se você viveu e viveu bem." -Ralph Waldo Emerson


Postar um comentário

0 Comentários