#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

MUITA QUEIMAÇÃO? REMÉDIOS CASEIROS CONTRA ESSE MAL





1.Bicarbonato de sódio para azia


O bicarbonato de sódio diluído em água porque ele tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, irá diminuir a acidez do estômago, combatendo a azia.
Ingredientes
1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
100 ml de água
Modo de preparo
Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de hortelã para azia


Um bom chá que pode ser usado para combater a azia pode ser feito com hortelã, erva-cidreira e anis estrelado.
Ingredientes:
1 colher de sopa de hortelã
1 colher de sopa de erva-doce
1 xícara de água
Modo de preparo:
Ferver a água e adicionar os outros ingredientes, devidamente tapado. Coar e beber quando estiver morno.

3. Chá de espinheira-santa para azia


Um outro bom remédio para combater a azia é o chá de espinheira-santa porque possui propriedades digestivas.
Ingredientes:
1 xícara de água fervente
1 colher de sopa de espinheira-santa
Modo de preparo:
Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar.

4. Chá de funcho para azia


O chá de funcho é uma boa estratégia para combater a azia e a má digestão porque auxilia no esvaziamento do estômago, de forma natural.
Ingredientes
1 xícara de água fervente
1 colher de sopa de funcho
Modo de preparo
Adicionar o funcho à água fervente deixando atuar por 10 minutos e tomar logo a seguir.

5. Suco para combater a azia


Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera acabado de fazer porque ele também ajuda a combater a azia e queimação, porque auxilia na digestão. Para preparar basta bater no liquidificador 2 peras maduras com um pouquinho de água e, se preciso, adicionar algumas gotinhas de limão para que o suco não escureça.
A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.
Além disso, outras frutas que possuem as mesmas propriedades e que podem ser utilizadas para fazer um suco contra a azia incluem a banana d'água madura, a maçã (vermelha) e o melão.
Alguns cuidados importantes para vencer a azia é não beber água, nem outro líquido qualquer, na tentativa de combater a azia, pois ela tenderá a aumentar. Evitar comer muito antes de dormir e colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, também são boas dicas para facilitar a digestão. Mas a alimentação também é importante e, por isso, quem sofre com azia deve evitar comer carnes, alimentos gordurosos e frituras, preferindo alimentos naturais.Para tratar a azia e a queimação gástrica  é preciso adotar algumas medidas como:
elevar da cabeceira da cama;
emagrecer;
deixar de fumar;
evitar alimentos gordurosos e fritos;
evitar tomar café, chá preto, chocolate refrigerantes  como guaraná e colas.
Algumas formas naturais de combater a azia e a queimação gástrica incluem também beber pequenos goles de água fria ou comer um pedacinho de miolo de pão, pois estas práticas diminuem a acidez estomacal.
Pequenas refeições leves durante o dia são as mais indicadas para quem sofre constantemente com os sintomas da pirose - que são a azia e a queimação. Em alguns casos pode ser necessário o uso de remédio como o Omeprazol, ou similares.
Estes medicamentos atuam ao nível do estômago diminuindo a produção do suco gástrico, um dos responsáveis pela sensação de queimação, e só devem ser tomados sob orientação médica pois possuem suas contraindicações e efeitos colaterais, como dor de cabeça e prisão de ventre.
Indivíduos que sofrem constantemente com a azia e a queimação podem desenvolver danos no esófago e erosões nos dentes. Por isto, é importante procurar auxílio médico. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico resolve o problema.A azia constante pode ser consequência de uma alimentação errada, nervosismo, ansiedade, sobrepeso, uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos, ou devido à gastrite, refluxo gastroesofágico e, nas mulheres, pode ser até mesmo sintoma de uma gravidez.
Seja qual for a sua causa, o tratamento para a azia constante é feito com antiácidos para diminuir a acidez do estômago, novas condutas alimentares e eliminação completa de sua causa.E, em alguns casos, a cirurgia é a solução apontada pelos médicos.
O que pode causar azia constante

Na maioria das vezes, a azia constante é causada por erros alimentares, como comer muito, abusar de bebidas alcoólicas, frituras, gorduras e condimentos. Mas, nem sempre esta é a razão do aparecimento deste incômodo.
Por vezes, a azia constante pode ser provocada por situações benignas mas muito incômodas, como a dificuldade em digerir os alimentos, gastrite aguda ou crônica ou hérnia de hiato, que dificulta o fechamento correto do estômago, permitindo que o conteúdo gástrico suba para a laringe e garganta.
A gravidez é outra situação que pode provocar azia constante. Quanto mais avançada a gravidez ou quanto maior a barriga, mais frequentemente poderá aparecer a azia.

Um dos remédios mais receitados no Brasil para acabar com a azia constante é o Omeprazol. Este é um antiácido que diminui a acidez do estômago e, consequentemente, elimina a azia. Ele deve ser tomado diariamente em jejum, na dose que o médico indicar.

Mas, além de tomar o remédio indicado pelo médico, é importante seguir regras como alimentar-se corretamente, em pouca quantidade de cada vez, evitar os líquidos durante as refeições e não deitar-se após comer.
Se, mesmo seguindo todas estas dicas, a azia persistir, recomenda-se ir à consulta com o gastroenterologista. Isso porque, com o passar do tempo, a azia constante pode gerar uma condição chamada de esôfago de Barret, que é caracterizada por uma inflamação crônica das paredes da parte final do esôfago. Essa diferenciação das células do esôfago pode acabar gerando um câncer e, por isso, é muito importante conseguir acabar com a azia sempre que ela surgir.
A Federação Brasileira de Gastroenterologia alerta que indivíduos que sentem azia mais de 1 vez por semana ao longo dos meses devem ser avaliados por um médico, para evitar o desenvolvimento do câncer de esôfago.m dos principais sintomas da azia, é a sensação de queimação que vai do estômago até a garganta (pirose).
Azia e queimação

A azia e queimação normalmente aparece após as refeições acompanhado de :

  1. Má digestão;
  2. Refluxo dos alimentos;
  3. Arroto (eructação) constante e involuntário;
  4. Sensação de estômago cheio ou pesado;
  5. Gosto ácido na boca;
  6. Tosse;
  7. Dor
  8. Mudanças no estilo de vida são muito importantes para quem sofre de azia. Mas existem casos onde a azia não é só provocada pelos hábitos alimentares, havendo outras situações clínicas incluídas como por exemplo gastrite, hérnia de hiato ou refluxo gástrico.Tratamento para azia constante


Remédio para azia constante

O tratamento para a azia constante é feito com uma alimentação regrada, à base de frutas, legumes, cereais e carnes magras. Boas combinações de alimentos favorecem a digestão e diminuem a acidez no estômago. Comer fibras e frutas ácidas ao mesmo tempo é sempre ruim.
Uma boa sugestão é comer um pedacinho de pão sempre que a azia aparecer e, mesmo nos dias em que ela não se fizer presente, trocar alimentos ácidos, fritos e gordurosos por alimentos mais saudáveis e mais fáceis de serem digeridos.
Para começar bem o dia, uma boa sugestão para evitar a azia é tomar um iogurte desnatado com uma colher de mel e comer uma torrada integral, ou fazer uma vitamina de mamão batido no liquidificador com iogurte natural e comer um pão integral com ricota. Estes alimentos não são ácidos, conferem saciedade e são eficazes no tratamento da azia.
É importante ainda ressaltar que não é recomendado comer muito de uma só vez, o mais indicado é fazer pequenas refeições várias vezes ao dia. Assim, o estômago consegue digerir melhor os alimentos e não fica muito cheio, diminuindo as hipóteses da azia.

Tatiana Zanin

Postar um comentário

0 Comentários