#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Você sabia que uma a cada dez pessoas no mundo possuem algum tipo de doença renal? Afinal, para que servem os rins?







Afinal, para que servem os rins?Vamos aprender um pouco mais sobre o nosso corpo?

Muitas vezes as pessoas sentem dor de estômago e pensam que é infecção urinária ou dor nos  rins.Para dor de estômago falaremos em outro post.(gastrite,úlcera, etc)

As glândulas que chamamos de rins possuem o formato de um feijão, e estão localizadas na região lombar, aos lados da nossa coluna: uma à esquerda, outra à direita. Elas tem coloração vermelho-escura e pesam aproximadamente 150 gramas cada.
Os órgãos desempenham quatro funções principais:


Filtram o sangue do corpo o dia inteiro. Todas as impurezas que são coletadas no processo (ureia, amônia, resíduos de drogas e outros) são misturadas com água, enviadas para a bexiga e eliminadas na nossa urina.
Equilibram e fazem a manutenção de elementos necessários para a saúde do nosso corpo

Além de filtrar o nosso sangue das impurezas, os rins regulam a quantidade de substâncias benéficas (como cálcio, sódio, potássio, magnésio, fósforo, etc.) para o nosso corpo, garantindo que nada esteja em excesso. As glândulas retiram os excessos dessas substâncias e jogam fora pelo xixi, garantindo que tudo esteja em perfeito equilíbrio. Além disso, os rins são responsáveis por regular os níveis ácidos-básicos (pH) do nosso sangue, mantendo ele sempre constante.




  • Ajudam no controle da pressão arterial
  • Regulam a formação do sangue e dos ossos
Além de tudo já descrito neste capítulo, os rins também funcionam como produtores de hormônios para o nosso corpo! Eles produzem substâncias muito importantes para o nosso corpo: eritropoietina, que participa na formação de glóbulos vermelhos para o nosso sangue; vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio para fortalecimento dos ossos; e a renina, que ajuda a regular a pressão arterial.



Principais causas dos problemas nos rins

Nossos rins precisam de cuidados especiais.Cuidados como beber 2 litros de água por dia, não fumar, evitar alimentos ricos em sódio, insustrializados, comer mais comida saudável controlar a pressão arterial, controle de peso, pois algumas doenças e insuficiências renais estão conectadas com o histórico familiar. A doença nos rins que está associada a fatores hereditários é a doença renal policística. Outro problema que também pode ser desencadeado de forma congênita é a de formação de cálculos renais nos rins. (Ambas condições serão vistas com mais profundidade nos próximos capítulos deste livro).

A insuficiência renal acontece de forma silenciosa. O nosso corpo sempre nos envia sinais de que ele está passando por problemas tais como:



  • Mudanças na urina
  • Dores nas costa
  • Inchaço no corpo
  • Fraqueza e cansaço
  • Cálculo renal (pedras nos rins)
  • Infecção renal (pielonefrite)
  • Cistos nos rins (doença renal policística)
  • Insuficiência renal aguda
  • Doença Renal Crônica (DRC)



O diagnóstico







A doença renal crônica também apresenta os mesmos sintomas das demais doenças dos rins, os quais tendem aparecer apenas quando os rins já estão com problemas e trabalhando com dificuldade. Como a DRC ocorre de forma progressiva e pode ser identificada por um médico em estágios iniciais, a prevenção é a melhor forma de evitar com que os rins não funcionem bem.




É necessário mudar muitos hábitos. A dieta de uma pessoa com DRC, por exemplo, deve ser muito bem controlada, com baixos níveis de sal e outros minerais. Isso evita que os rins se esforcem demais e que faz com que o sangue não acumule substâncias em excesso.


Todo o nosso corpo depende das funções dos rins para sobreviver. Se os rins não estão trabalhando como deveriam e nada é feito sobre o assunto, o corpo não aguentará. Uma pessoa diagnosticada com DRC deve tratar do seu corpo e mudar hábitos para garantir uma vida mais longa e com mais qualidade.




Tratamento

É necessário procurar um médico para avaliar, ele indicará o tratamento correto.Geralmente é iniciado com antibióticos.

Estágio inicial

Norfloxacino é indicado para o tratamento de infecções do trato urinário, do estômago e intestino (gastroenterite), Gonorreia, Febre tifoide, prevenção de infecções nos seguintes casos: contagem baixa de leucócitos, ao visitar locais em que possa ficar exposto a bactérias que possam causar inflamação do estômago.


Postar um comentário

0 Comentários