#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Simpatia vs empatia vs compaixão. Você sabe a diferença?



A empatia é, na sua forma mais simples, a consciência dos sentimentos e emoções de outras pessoas. É um elemento-chave da Inteligência Emocional , o elo entre o eu e os outros, porque é como nós, como indivíduos, entendemos o que os outros estão experimentando como se nós mesmos o sentíssemos .

A empatia vai muito além da simpatia , que pode ser considerada "sentir por" alguém. A empatia, ao contrário, é "sentir com" essa pessoa, por meio do uso da imaginação.



A empatia é a capacidade de reconhecer, entender e compartilhar os pensamentos e sentimentos de outra pessoa, animal ou personagem fictício. Desenvolver empatia é crucial para estabelecer relacionamentos e se comportar compassivamente. Envolve experimentar o ponto de vista de outra pessoa, em vez de apenas o próprio, e permite comportamentos pró-sociais ou de ajuda que vêm de dentro, em vez de serem forçados.

Simpatia vs. Empatia

Simpatia e empatia referem-se a uma resposta carinhosa ao estado emocional de outra pessoa, mas normalmente é feita uma distinção entre elas: enquanto a simpatia é um sentimento de preocupação sincera por alguém que está passando por algo difícil ou doloroso, a empatia envolve compartilhar ativamente o experiência emocional da outra pessoa.




Qual é a diferença entre empatia e compaixão ?

Compaixão e empatia referem-se a uma resposta carinhosa ao sofrimento de outra pessoa. Enquanto a empatia se refere a um compartilhamento ativo da experiência emocional da outra pessoa, a compaixão acrescenta a essa experiência emocional o desejo de aliviar o sofrimento da pessoa.




Compaixão é uma palavra muito mais antiga; faz parte da língua desde o século 14 e vem do latim com- e pati , que significa “suportar, sofrer”. A empatia é uma cunhagem do século 20 modelada na simpatia como uma tradução do alemão Einfühlung (“sentir-in” ou “sentir-se”). Foi aplicado pela primeira vez em contextos de filosofia, estética e psicologia e continua a ter uso técnico nesses campos.

Postar um comentário

0 Comentários