#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Reflexão: A parábola do bambu









 




 Um dia, um homem, sentindo-se totalmente derrotado e vencido, e achando que nada fazia sentido, avistou uma pequena fonte d’água e parou para contemplá-la.

Junto à fonte, num banco já desgastado pelo tempo, um velho senhor o olhava com muita atenção.

O senhor estava a poucos passos e fez um gesto para que o homem se aproximasse.

– O que se passa com você, meu jovem? – ele perguntou com um ar sereno, embora preocupado.

– Nada tem dado certo pra mim!

Sua resposta surpreendeu aquele velho senhor, que lhe disse:

– Olhe ao seu redor. Você está vendo aquelas samambaias e aquele bambuzal?

– Sim, estou vendo.

– Pois bem, observe o que vou lhe contar:

A vida se encarregou de semear, ao mesmo tempo, as samambaias e o bambu. A ambos não faltaram água, luz, seiva… A samambaia cresceu rapidamente no primeiro ano. Seu verde brilhante cobre todo o solo. Porém, durante esse período, da semente do bambu nada saiu.

Apesar disso, a vida não desistiu do bambu. No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa. E, novamente, da semente do bambu, nada surgiu.

Nos terceiro e quarto anos, a mesma coisa… Mas, no quinto ano, um pequeno broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a samambaia, o broto do bambu era muito pequeno, até insignificante.

Cinco anos depois de semeado, em apenas seis meses o bambu cresceu mais de 5 metros de altura. O que terá acontecido?

Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver.

Essa dor que você sente e aparenta ser sem propósito, ao longo de todos esses anos, é, na verdade, o rasgo de suas raízes. Elas estão se tornando mais profundas aí dentro e o seu momento há de chegar. Quando chegar, será lindo, maravilhoso!

Em suma:
O crescimento do bambu chinês não é facilmente notado, pois é subterrâneo. Aproximadamente cinco anos após a semeadura é que ele começa a crescer verticalmente, acima da superfície da terra, e pode atingir até 30 metros de altura.

O que isso nos ensina?


 👉o crescimento não acontece da noite para o dia.

👉É preciso paciência e persistência.nem sempre percebemos nossa evolução.

👉Ninguém consegue arrancar o bambu facilmente porque ele cresce dentro da terra e depois em altura. E aquilo que você aprende ninguém tira de você, portanto, a educação é sempre um excelente investimento.

👉O bambu nunca está sozinho. Onde planta um ele se espalha e forma um bambuzal, da mesma forma, encontramos pessoas  que possuem o mesmo propósito e facilitará a nossa jornada, seja em incentivo ou em aprendizado.

👉O bambu cresce sempre para cima e nunca para os lados.Assim devemos ser sem competições,sem comparações...só crescer e observar a nossa evolução e não se comparar com nínguém, somos únicos!

👉o bambu não tem galhos.Na maioria das vezes, a nossa evolução depende unicamente de nós. Não são fatores externos ou outras pessoas que nos prejudicam.Somos nós mesmos que nos autossabotamos.Nada acontece se você não tem constância e se esforça só às vezes.

👉O bambu tem diversos anéis chamado colmos. Esses nós  limitam o comprimento das fibras. Com isso, ele se torna uma planta muito mais forte.Na nossa vida isso se chama barreiras: o que nos fortalece e nos dá resiliência.

👉O bambu é flexível.Ele se inclina com o vento.O bambu é resistente nos dias quentes e e nos dias frios. Sejamos flexíveis. Entender que o nosso crescimento não é linear, temos altos e baixos, faz com que prossigamos.
Então...
Foco, força e ação!

Postar um comentário

0 Comentários