#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Sintomas do Pânico, Depressão, Ansiedade e Hipotiroidismo

Como eu já tenho falado anteriormente , Hipotiroidismo causa depressão, além de  fala lenta e roca, memória prejudicada, reflexos lentos, pele seca, sensibilidade aumentada ao frio e calor, obesidade e ganho de peso,  anemia, metabolismo lento, constipação, fadiga, falta de fôlego, necessidade de sono aumentada, perda de desejo sexual, dor em articulações e músculos, palidez, irritabilidade, ciclos menstruais anormais, infertilidade ou dificuldade de engravidar, colesterol elevado. E se não bastasse passar na psicóloga,me encaminharam ao psiquiatra, rsrsr . E chegando lá , como sou muito organizada, levei  um manuscrito dos sintomas que eu sinto, marcado as datas que passei no médico , qual a avaliação  e as perguntas que eu gostaria de obter respostas.

Quando ele me perguntou que remédios eu tomava, e como são muitos ( Captopril, Metformina, Rivotril, Angipress, etc, apenas mostrei uma caixinha de plástico aquelas que vem marcada nos compartimentos de domingo a sábado, onde eu guardo em cada compartimento, um tipo de remédio e  recortei das respectivas caixinhas, o nome de cada medicamento e colei em cada compartimento especificando o tipo de remédio que está ali.
O que o médico me disse? Disse o mesmo que a psicóloga que a minha vida é muito agitada e intensa e me avaliou a minha maneira organizada de ser como T.O.C (transtorno obsessivo compulsivo) e ansiedade e me receitou mais um remédio que servirá tanto para t.o.c. como para depressão e ansiedade ( causada pelo hipotiroidismo) . Me receitou Fluoxetina.Hoje vou falar de ansiedade,  Síndrome do Pânico,  Ansiedade e Hipotiroidismo.


Dicas de como se livrar da ansiedade.  
1- Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz, pois isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e por conseqüência a mente.
2- Entenda que quando um problema novo se configura à sua frente, a solução não está na sua mente, não está no seu pensamento, e sim no fato em si. Quando for possível, olhe para o novo, procure entendê-lo, aumente as suas informações e o seu conhecimento sobre ele. Não busque referências anteriores, pois isto aumentará a sua ansiedade. Se não for possível olhar para o problema, procure não pensar nele, tente distrair a sua mente com outra coisa.


3- Aceite a falta de controle, abra mão da prepotência da sua mente e entenda que não somos deuses superpoderosos que tudo podemos controlar. Uma parte de nossa vida tem que se entregar a Deus, ao destino, à sorte e... seja o que Deus quiser...
4- Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que está ao nosso alcance, focado, ligado no real. O que está além do nosso melhor esforço, não podemos controlar.
5- Aceitar a possibilidade de perder, não querer ganhar a qualquer custo, pois isto acelera a mente e aumenta e muito a chance de derrota.


6- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir à sua frente, não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.
7- Não se deixar enganar pela mente. Quando ela ficar buzinando internamente que o pior vai acontecer, usar a palavra mágica: " Seja o que Deus quiser...". "Foda-se..."


Resumindo, mente acelerada é mente desequilibrada, para livrar-nos da ansiedade devemos aprender a desacelerar a nossa mente. (fonte:www.ansiedade.com.br)


 Vamos abordar os sintomas de uma crise de pânico descritos no livro do Fernando Mineiro.
Quem sofre de Síndrome do Pânico?

Geralmente são pessoas extremamente produtivas, que costumam assumir uma carga excessiva de responsabilidades e afazeres. São bastante exigentes consigo mesmas e não convivem bem com erros ou imprevistos. Têm tendência a se preocuparem excessivamente com problemas cotidianos, possuem alto nível de criatividade, perfecionismo, excessiva necessidade de estar no controle e de aprovação. Mantém expectativas extremamente altas para si. Com pensamento rígido, competente e confiável. 

Sintomas clássicos:
  • Calafrios
  • Confusão mental
  • Despersonalização
  • Desconforto abdominal 
  • Distorção da realidade 
  • Dor ou desconforto no peito 
  • Falta de ar
  • Fechamento da garganta 
  • Formigamento 

  • Medo de morrer 
  • Medo de enlouquecer ou de cometer ato descontrolado
  • Náuseas
  • Ondas de calor 
  • Palidez (e a boca fica roxa)
  • Palpitações ou taquicardia 
  • Sudorese
  • Vertigem ou sensação de desmaio

  • Outros sintomas:

  • Sobressalto ao acordar
  • Atordoamento
  •  
  • Boca seca
  • Cabeça pesada
  • Contrações musculares 

  • Extra-sístoles ou taquicardia.

  • Flatulência (formação de gases) 
  • Intestino solto
  • Irritabilidade
  • Metabolismo acelerado 
  • Pés e mãos gelados
  • Rubor facial
  • Sede constante
  • Urinar com freqüência
  • Zumbido no ouvido 

  • DEPRESSÃO E TRANSTORNOS AFETIVOS
  • Quando se pensa em transtornos psíquicos logo se pensa no louco clássico, que queima dinheiro ou que pensa que é Napoleão, ou Deus.

Uma das área da psique que tem sido mais atingida e causado problemas é a área dos afetos.
Para quem não sabe a afetividade se divide em 3 sub áreas a saber: Humor, sentimentos e emoções.
Como em tudo que falamos se fala em transtorno ou doença quando estas áreas se encontram desequilibradas, exageradas ou escassas.
Destas 3 a que tem mostrado um aumento na incidência é a área do humor. Se você não sabe o humor também é conhecido como estado de espírito. Se mostra através de nossos estados de animo.
Quando o nosso humor esta em alta sentimos dispostos, animados, otimistas, acreditando na vida e em nós mesmos. Sentimo-nos fortes e capazes, a necessidade de dormir diminui, rimos com facilidade, ficamos bem humorados.
Quando esta alta começa a ficar exagerada o humor começa a ficar irritadiço, a impaciência começa a tomar conta de nós, nossa capacidade de relaxar desaparece e não aceitamos nenhum tipo de limite, estando dispostos para a briga e chegando as vias de fato com facilidade.
Como conseqüência os pensamentos eufóricos e idéias de grandeza tomam conta da nossa mente, gastamos o dinheiro com facilidade, sempre supondo que depois daremos um jeito em qualquer dificuldade que acontecer.
Quando o humor esta em baixa, sentimo-nos cansados e desanimados, uma sensação difusa de fraqueza toma conta de nosso espírito. Pensamentos angustiantes e pessimistas dominam a nossa mente. O movimento para enfrentar os problemas de vida diminui e a nossa autoconfiança cai.
Quando esta baixa fica exagerada os pensamentos negativos nos dominam, uma sensação permanente de derrota e de não acreditar na vida se acentua.Idéias de ruína, de fracasso começam a nos atormentar, possibilidades de doença e até delírios hipocondríacos.
Estas variações em nosso estado de humor fazem parte da fisiologia normal de nosso cérebro e de nosso comportamento. Quando ficam exageradas e acontecem com uma certa freqüência são consideradas e tem nome: “Transtorno Afetivo Bipolar”.
Quando os exageros acontecem para o lado da euforia, da excitação o transtorno é chamado de mania ( que nada tem a ver com as manias do TOC), que podem ser classificadas como leve, moderada e grave.
A pessoa portadora de Mania tem o exagero apenas nos estados de excitação, são pessoas hiper ativas e a sua incidência é relativamente rara.
Como os estados de humor são cíclicos o Transtorno Afetivo Bipolar que apresenta sintomas nos 2 extremos do humor é mais comum. Neste tipo de transtorno a pessoa tem episódios de mania e de depressão que podem se intercalar, ou mostrar o predomínio para uma das 2 polaridades.
E na outra ponta temos os estados depressivos onde o que predomina é a baixa do humor.
Acredita-se que por volta de 15% da população tenha estados de animo depressivos importantes e dignos de tratamento.
Leia mais sobre Depressão e faça o Teste de Hamilton para Depressão aqui :  http://infoviva.vilabol.uol.com.br/medett05.htm(lembre-se que o teste é apenas indicativo e não diagnóstico).
Quando a pessoa não tem estados de animo exagerados porém crônicos e repetitivos, estes transtornos são classificados como distimias. Um dos estados mais comuns são os estados de mal humor que quando crônicos e persistentes devem ser tratados como se fossem estados depressivos.

Queria saber qual é o sintoma mais frequente entre vocês. E qual deles incomoda mais?

Postar um comentário

4 Comentários

  1. PARABÉNS PELA INICIATIVA... ME AJUDOU MUITO COM ALGUMAS DUVIDAS....FELICIDADES....

    ResponderExcluir
  2. VALEU PELA AJUDA. TÔ MEIO PERDIDA E CADA SINTOMA ME ASSUATA MAIS QUE O OUTRO. MAS, FAZER O QUE?

    ResponderExcluir
  3. coração acelerado,medo de morrer! Dor de cabeç... peso na nuca! Quando da isso n consigo arrotar! Fico, tipo se estive com algo trancado no estômago e garganta. É horrivel.

    ResponderExcluir
  4. coração acelerado,medo de morrer! Dor de cabeç... peso na nuca! Quando da isso n consigo arrotar! Fico, tipo se estive com algo trancado no estômago e garganta. É horrivel.

    ResponderExcluir

Quer dar a sua opinião?