#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Como reagir quando se é desprezado por alguém?

“ O desprezo é a forma mais sutil de vingança”
Baltasar Gracián y Morales


Há muito a se pensar e discutir sobre desprezo, Infelizmente, existem pessoas que desprezam as outras . Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais. O que nos resta agora é saber os mecanismos por trás do desprezo. Ser desprezado, faz-nos sentir inferior e ficamos procurando respostas que talvez não existam, atribuímos culpa a nós mesmos , achando que fizemos alguma coisa, sendo que na verdade, a pessoa que te despreza, se sente "por cima" e superior à você, ou o inverso, se sente menos, então te despreza, para te entristecer. 
 Como reagir quando se é desprezado por alguém?
Resolvi pesquisar sobre o assunto e  olha que eu encontrei :
No dicionário:
1. Ato ou efeito de desprezar.
2. Falta de apreço ou de consideração por algo ou alguém; sentimento de superioridade em relação a algo ou alguém. = DESCONSIDERAÇÃO, DESDÉM ≠APREÇO, CONSIDERAÇÃO, ESTIMA
3. Sentimento de repulsa ou aversão.

 No Wikipédia:
Desprezo é um intenso sentimento de desrespeito e antipatia. É semelhante ao ódio, mas implica um sentimento de superioridade. A pessoa desprezada é considerada indigna. Desprezo pode estar relacionada a sentimentos de indignação e amargura.
Desprezo é um desprezo forte emocional, com base na convicção da inutilidade das pessoas afectadas ou suas instituições.
O desprezo surge a partir da avaliação de outra pessoa como inferior.
O principal impacto do desprezo é uma persistente desvalorização da pessoa ou da instituição em todas as áreas possíveis e uma conseqüente não-conformidade com a pessoa ou grupo social.



Na Web:
Desprezar o outro geralmente é entendido como a pessoa esta muito cheia de si mesma, autoconfiante. Quando a pessoa despreza, ela mostra suas inseguranças em relação ao outro, a dificuldade de como proceder; muitas pessoas negam veemente o fato de desprezar o outro, dizem que foi necessário, ou mesmo que não perceberam que desprezaram, e quando se dão conta, se culpam por isso, é o mecanismo de defesa (Freud) chamado racionalização, onde se procura motivos justificáveis para as atitudes.
A pessoa desprezada por sua vez, ao se remoer por ódio, deseja a vingança, tenta entender o motivo de ação do outro, e deixa isso influenciá-lo negativamente, se deve acreditar que o problema esta em quem é desprezado e não em quem despreza.
A verdade é que quem despreza se “auto-rejeita”, porque desprezo nada mais é do que mostrar que quem despreza tem problemas relacionados à própria auto-estima e não consegue aceitar a rejeição que tem por si, e projeta essa rejeição nos outros. Acontece quando a pessoa se sentiu extremamente desprezada, e não conviveu bem com a situação, então adota o comportamento com os outros a fim de minimizar a dor sentida um dia; consciente ou inconscientemente adota se a postura: “eu te desprezo antes que me despreze”, sentindo algum domínio sobre a situação. Tudo gira em prol de não se sentir desvalorizado; é uma forma reativa, mas que não permite que o outro chegue onde deseja. Quem rejeita faz com o objetivo que o outro seja influenciado e forme uma auto-imagem negativa, onde se começa a pensar que tudo o que ele faz esta errado, e todo a culpa é atribuída a ele. Reflexos da rejeição começam a ser gerados.
Quando se é desprezado, para tentar encontrar o caminho certo, deve se analisar se o desprezo é justificável. Depois disso, analisar quem despreza, pois por mais que pareça que esta se auto-valorizando, não é bem assim, o desprezo significa falta de auto-estima, é a necessidade patologia de diminuir o valor do outro, quem despreza geralmente já se sentiu tão diminuído, tão sem importância que quer fazer com que os outros se sintam assim também é uma formação reativa que é quando os desejos são substituídos pelo oposto do desejo real.
Ha um ditado que diz “quem desdenha quer comprar”, a partir dessa compreensão quem é desprezado deve adotar a atitude mais natural possível, entendendo então o mecanismo de reação mental do outro e tal atitude. Segundo Thomas Fuller, “Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo.” isso porque ao ser desprezado tentamos encontrar qual defeito nosso não foi aceito, para então tentarmos corrigi-lo, mas isso nem sempre é possível, porque quem despreza ao menos tem em vista um motivo real, isso faz com que o desprezado vá atrás de quem o despreza, fazendo com que o mesmo sinta “Poder”, continua desprezando pois naquele momento, se sente valorizado, criando um ciclo.

Sabendo também que muitos usam o desprezo também como arma de sedução, “desvalorizando o produto para levar mais barato” ou simplesmente como mecanismo de defesa, o que deve se fazer é avaliar a situação e sempre ter em mente que o que não se pode alcançar é melhor desprezar, por que assim ninguém precisa reconhecer suas falhas e deficiências,então o ‘ defeito’ pode não estar necessariamente em você, e sim nos sentimentos que os outros tem em relação a você.
Desprezar os outros pode ser entendido quando a pessoa: está com seu foco muito concentrado nela mesma ou nos seus problemas; está com medo da interação por insegurança (não sabe ao certo como proceder); está numa fase muito egoísta (não se importa muito com outras pessoas); está com pavor social; ou é muito tímida e introspectiva (vive mais no seu mundo particular). “Ocorre muito de a pessoa desprezar e não saber disso, pois na verdade enxerga esse seu comportamento como uma autodefesa, principalmente nos casos da fobia social e da timidez. Elas negam esse comportamento de desprezo, pois para elas foi só um ato necessário naquele momento. Após algum tempo, podem perceber que desprezaram e se culpam internamente”, diz Marcelle Vecchi (terapeuta neurolinguística)
        Então.... Como reagir quando se é desprezado por alguém?

Interagir é preciso
Em qualquer tipo de interação social o indicado é agir com transparência. A terapeuta dá uma dica de como proceder quando somos desprezados. “Devemos deixar nosso orgulho de lado, nos aproximarmos dessa pessoa e dizer: "Fulano, nesse momento percebi que você me desprezou, sei que isso pode estar acontecendo sem que você perceba, por isso resolvi falar com você às claras. Se eu puder ajudá-lo de alguma forma estou à sua disposição", sugere. Se agirmos com nosso orgulho ferido, provavelmente, a conversa terá um tom de crítica ou agressividade, e ninguém ganhará com isso. A pessoa que é desprezada e guarda tudo para ela, remoendo o que aconteceu, tem grandes chances de ser afetada negativamente na sua auto-estima porque leva para o lado de se sentir diminuída, acreditando que o problema está com ela. E pode cada vez mais evitar situações por medo da rejeição. Mas muitas vezes o problema não está com quem é desprezado e sim com quem despreza.
Sem desprezo:
:: Pratique o ato de dar importância às pessoas, lembre-se que podemos aprender com qualquer um; evite selecionar pessoas, pois todas são importantes
:: Lembre-se que os seus problemas são do mesmo tamanho dos de qualquer um, só parecem maiores porque são seus, compartilhe-os, você pode encontrar soluções que não havia pensado
:: Procure agir com transparência, mesmo que for para não interagir - "Desculpe-me, mas agora não estou com vontade de conversar, assim que eu melhorar te procuro"
:: No caso da timidez - lembre-se que todos somos do mesmo tamanho, ninguém é melhor ou pior, não tenha medo da opinião dos outros, você também tem muito a contribuir
Quem despreza os outros na verdade se ‘auto-rejeita’
O desprezo é um comportamento de muitas faces. Ele pode comprometer a imagem que os outros têm a respeito de nós, como também dificultar as relações. A psicóloga clínica Vera Márcia Paráboli Milanesi, pós-doutorada pela Universidade de São Paulo, falou ao Diário sobre este problema:
Diário da Região - O que se deve entender por desprezo? As pessoas confundem o conceito?
Vera Márcia Paráboli Milanesi - Desprezo é um sentimento de desdém, falta de estima ou de consideração pelo outro, que se manifesta por comportamentos de desvalorização e rejeição. Quem despreza não leva em consideração gostos, personalidade, necessidades e sentimentos do outro. Quem despreza não quer enxergar o outro como um ser humano com os mesmos direitos e necessidades.

Diário - O que leva uma pessoa a adotar o comportamento de desprezar os outros?
Vera Márcia - Na verdade o desprezo pelo outro revela um desequilíbrio emocional, pois a atitude saudável para todo ser humano é reconhecer o seu próprio valor e também os valores do outro com quem se relaciona. Somente esse reconhecimento possibilita o desenvolvimento de uma relação gratificante, em que há verdadeira troca e crescimento. Geralmente quem despreza tem problemas com sua auto-estima e não consegue se aceitar verdadeiramente e essa auto-rejeição acaba se transformando em rejeição pelos outros. Isso pode vir de longa data. Há situações em que a pessoa já se sentiu um dia extremamente desprezada e sofreu muito por isso. Para tentar minimizar a dor causada por esse desprezo, acabou, consciente ou inconscientemente, adotando esse comportamento com relação aos demais. Cria-se, assim, de forma inconsciente, a seguinte linha de raciocínio: “Devo desprezar antes de ser desprezado”, ou “devo desprezar para não ser desprezado”. Tudo isso pode se dar no nível inconsciente e é uma defesa contra a dor de se sentir desvalorizado. Infelizmente, esse tipo de comportamento reativo não permite que o indivíduo atinja seu verdadeiro objetivo - obter consideração e afeto do outro - e seu desprezo gera mais frieza e desconforto em suas relações atuais. Cria-se aí uma cadeia sem fim de desencontros e sofrimento psíquico.

Diário - Há pessoas que sempre desprezam, mas não percebem que agem assim? O que acontece nestes casos?
Vera Márcia - Sim, pessoas que não conseguem elaborar seus sentimentos, que não se conhecem suficientemente, podem achar que seu comportamento é absolutamente normal e saudável. Podem, inconscientemente, estar negando seu comportamento e a causa geradora do mesmo. Por exemplo: um desprezo ocorrido na infância por parte de um dos pais. Para tentar minimizar ou neutralizar esse sofrimento, busca desprezar antes de ser desprezado, mas o que encontra é, mais uma vez, a dor e a insatisfação.

Diário - Como lidar com o desprezo? Quando nos sentimos desprezados, o que fazer para que não sejamos afetados?
Vera Márcia - Quem se sente desprezado deve, em primeiro lugar, fazer uma auto-análise para ver se seu sentimento está compatível com o comportamento dos outros ou se é fruto de uma carência que precisa ser cuidada, muitas vezes com uma ajuda profissional. Se a conclusão for que a atitude está compatível com o desprezo real do outro, é necessário tentar entender que o desprezo, na verdade, demonstra uma falta de equilíbrio de quem está desprezando. Importantíssimo perceber que embora à primeira vista pareça que aquele que despreza está se valorizando excessivamente, é o inverso que está acontecendo, pois o desprezo significa falta de auto-estima, está gerando uma necessidade patológica de diminuir a importância dos outros. Quem despreza já se sentiu um dia tão pequeno e sem importância que para ir contra esse sentimento tem de provar que o outro também não é importante. Quem é desprezado deve lembrar-se, então, do velho ditado: “Quem desdenha quer comprar”, para saber que, de alguma forma, possui qualidades ou características que o outro valoriza, mas que, por medo de se sentir desvalorizado, não consegue admitir e muito menos expressar. A partir dessa compreensão, o comportamento será o mais natural possível.

Diário - Como agir com quem nos despreza?
Vera Márcia - No nível das relações humanas, devemos sempre tentar “agir” e não “reagir” aos comportamentos dos outros. Assim, nossas ações devem ser pautadas por nossos desejos e necessidades, e não devem ser nunca reações à atitude de desprezo do outro. A partir da compreensão do funcionamento mental do outro, percebendo que ele, na verdade “despreza o que quer comprar”, podemos “agir” com naturalidade e não “reagir” ao seu desprezo. Para entendermos bem a diferença entre ação e reação, podemos imaginar a seguinte situação: se eu preciso do favor de alguém e não consigo solicitá-lo por ter sentido que essa pessoa me desprezou, estou apenas reagindo ao seu comportamento. Se, ao contrário, consigo ver que o seu desprezo é um problema dele e não meu, consigo solicitar meu favor e aumentar a possibilidade de atingir meu objetivo.

Diário - Que influência o desprezo pode ter na auto-estima das pessoas, no seu poder de interação com os demais?
Vera Márcia - Todo ser humano precisa ser respeitado e valorizado como um ser único. O desprezo, portanto, vai de encontro a essa necessidade humana e fere a auto-estima. Desprezo gera desprezo: quem se sente desprezado terá uma tendência a desprezar os outros quando esse sentimento não é bem elaborado e assimilado.

Diário - Que dicas você dá para que evitemos o desprezo?
Vera Márcia - Para não agir com desprezo, a pessoa tem de, em primeiro lugar, ser capaz de reconhecer-se como um ser humano único e diferente de todos os demais. Conhecer suas qualidades e valorizá-las para poder amar-se como realmente é. Somente quando consegue se valorizar poderá também valorizar o outro como um ser único, e, embora diferente, também merecedor de consideração e respeito. Essa é a atitude saudável esperada de todo ser humano, mas infelizmente nem todos conseguem trabalhar seus sentimentos para agir assim.
          Fontes: Diário Web & Longevidade.net.

Postar um comentário

34 Comentários

  1. Simplesmente brilhante o modo de interpretar esse sentimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua opinião Lauro Gomes. Tenha um excelente dia e Sucesso no seu cotidiano!

      Excluir
    2. Sempre sou desprezada vivo assim...e o artigo foi mto bom pra mim pois sou igual elevador cheia de altos e baixos na vida

      Excluir
    3. Olá, eu geralmente falo com dois amigos na escola e um deles qnd estamos os 3 conversando cria uma "barreira" ele fala apenas com uma pessoa, geralmente ele me ignora, eu tento falar mas nenhum me escuta, os dois passam a me ignorar

      Excluir
  2. boa tarde , as veses por eu ser autentica acabo machucando os meus familiares na hora da raiva. claro que eu nao vou consertar o mundo. mas eu e meu pai acaba brigando direto. e minha mae se introme no meio das brigas oque me da raiva e que minha mae vai a favor do meu pai e minha irma tambem ou seja so meu pai que esta certo e o pessoal que convive com ele esta errado. estou proucurando emprego e assim que eu arranjar um emprego vou sair de casa. sos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Elis caleone!!Peço que me ajude como proceder , estou num relacionamento já faz oitos meses com minha mulher , e de um mês pra cá , ele vem me desprezando totalmente , onde as coisas que faço pra ela ta tudo errado.me diz que me ama e tal, e que não ta me desprezando .Sofro por isso pq amo ela de verdade , estamos morando junto , mais não como antes , aquele abraco carinho e tal.ta difícil.Ja pensei ate em desistir , sumir , pq ta demais .Me chamo John

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analise a sua relação desde o princípio até o estado atual para compreender o que levou vocês a não se entenderem mais Depois, faça uma lista de coisas que você pode tentar mudar para melhorar a convivência, do que ela tem reclamado sobre você? não é carinhoso, não a presenteia, não a leva para passear? Estão na rotina? Não viajam? Ela trabalha demais?
      Muitas vezes, o problema é simples, mas acumulando, e não tendo diálogo, as mágoas acumulam.
      Tente descobrir o que a magoa, peça a ela que o perdoe, ouça mais, pergunte diretamente o que a está incomodando. Muitas vezes,a intimidade sexual do casal não acontece porque a mulher é mais emocional e precisa de estímulos não só na hora H, mas bem antes disso, seja carinhoso não só no dia , mas no dia a dia,elogie a roupa, ou o penteado dela,observe algo que ela faz com amor e agradeça, mostre que se importa, colabore na casa, ajudando , nem que seja lavando o quintal ou colocar o lixo para fora, ou ainda, cuidar do filho(se tiver) para ela ir ao cabeleireiro.Use palavras doces, se for rude desculpe-se na hora. De vez em quando convide-a para jantar fora,dê flores, são coisas que cultivam o amor. Por mais que seja difícil, reconheça quando estiver errado, volte atrás.Boa parte das brigas de casal é por falta de diálogo, por preguiça de cultivar o romance, de repente o casal vai perdendo o respeito com o outro,deixam de se beijar , deixam de se tocar e isso vai esfriando.Você não vai conseguir mudanças da noite para o dia, mas analise o que você fazia para conquistá-la antes de namorá-la, o que fez durante que a conquistou e volte ser esse cara.Lembre-se de dialogar com ela sem brigar e ouvir mais do que falar, ok?
      Boa sorte na reconquista.

      Excluir
    2. concordo...... mas é muito dificio lidar com uma mulher quando nos os homens já reconhecemos nosso ero,pedimos perdão e mesmo assim o culpado da situação não é só um mas os dois... e ainda sim as mulheres mesmo assim continua com o desprezo.

      Excluir
    3. concordo...... mas é muito dificio lidar com uma mulher quando nos os homens já reconhecemos nosso ero,pedimos perdão e mesmo assim o culpado da situação não é só um mas os dois... e ainda sim as mulheres mesmo assim continua com o desprezo.

      Excluir
  4. Olá, gostei muito do artigo. Tenho passado por esta experiência nos últimos meses, tive uma namorada 1.2 meses e fazíamos planos de nos casar, porém agi de forma que causasse grande mágoa na minha namorada, exemplo : Nao disse que lhe amava e tb não quis casar com ela na datas marcadas, e houve tb falhas no sentido de conversar com outras mulheres no Facebook e ela perdeu a confiança. Então ela terminou cmg e desde então tenho feito de tudo para ela ver que me arrependi e tb que eu a amo, porém ela só me despreza e nem se quer conversa mais comigo! Me sinto horrível, pois sei que tive culpa. O que eu faço neste sentido?

    ResponderExcluir
  5. Você vai ter que ter paciência para reconquistá-la. Terá que provar que a ama mesmo e se casar realmente com ela.E a primeira coisa que tem que fazer é conquistar a confiança dela, desde que seja isso que realmente queira.Só um investir na relação, desgasta, é necessário que os dois invistam.Se houver amor ainda, superarão

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errei a l. portugesa..vamos lá.
      Gostei do tema.
      Sei que não é fácil,mas quem vê cara não vê coração. Há um tempo conheci uma moça no cursinho ,depois achei ela no face,mas do mesmo modo que ela me add depois de um tempo me excluiu.Claro que no linkedin é um Rh e deste modo liguei para ela e me tendeu bem. Mas depois de um tempo veio o pior...mandei uma mensagem singela com a imagem fraterna e simplesmente me bloqueou.Pensei que fosse uma amizade verdadeira mas não era,e o pior que ainda se diz evangélica..calcule se não fosse!
      Bem que dizem aquela máxima: cuidado com sorrisos " fáceis"

      Excluir
  7. Ulisses, acredito que assim como roupa, estilo, não definem caráter, religião também não, pois na própria Bíblia diz: Nem todos que dizem Senhor, Senhor, entrarão no reinos dos céus.E o que isso quer dizer? Que religião não define caráter, mas as atitudes sim. Tudo indica que os srrisos não eram sinceros, não é mesmo? Mas"Deixe o seu sorriso mudar o mundo, mas não deixe o mundo mudar seu sorriso."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras ELIS...belas palavras . Há algum tempo estava meio pensativo na questão do ser humano(ainda mais nesses tempos caóticos),mas se for pensar demais a gente fica maluco! Eu vi e traduzi relatórios sobre bloqueios em Denver e uma conferência feita no Havaí,e olha que o assunto é seríssimo....pode causar danos irreversíveis,sim,pois a pessoa pode te transformar em bandido!
      A solução é ficar em silêncio,mas se o destino cruzar os caminhos é bom que a pessoa fique sabendo que não foi nada legal " a portada na cara".
      Desta forma eu acredito no ciclo da vida,ou seja, a volta por cima....sigo com os meus estudos e projetos,chego lá!

      Grato pelas palavras e vou voltar a sorrir. Abraços

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu conheci uma moça eu tinha 18 anos ela tinha 20 dois filhos acabou que engravidei ela vivi muito tempo com ela quando meu filho completou 1 ano e 3 meses ela começou a mi ignorar até eu sair de casa mi procurou falou que mi amva que era só um tempo... depois sumiu tem 9 meses que estamos separados corro atrás e ela só mi ignora mi responde algumas vezes só o necessário mmi despreza muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrija a sua vida, se auto-valorize, levanta, sacode a poeira e dar a volta por cima, o amor é muito para ser mendigado, se não for dado espontaneamente, não vale a pena ter.Quem sabe você se valorizando parando de correr a tua vida, as coisas mudam ao seu favor? Ou você não abra os olhos e consiga enxergar alguém que te ama e que fará tudo por você. Te desejo felicidades.

      Excluir
  10. Para mim o artigo foi providencial. Tenho muito a agradecer! Estou passando por uma situação dessas. Tinha uma amiga a quem eu chamava de irmã. Uma pessoa realmente especial.nos aproximamos quando ela passou por uma situação muito difícil e eu fiz tudo que pude para ajudá la. Um mês atrás ela me mandou uma mensagem de texto dizendo que precisava se afastar de mim e que era muito grata. Rompeu comigo...como se fôssemos namorados...chorei o mês inteiro. Implorei uma resposta pra que pudesse crescer como ser humano... ela não me disse nada...me apagou da vida dela...fiquei pensando o tempo todo... o que teria feito de mal... minha auto estima ficou mimada... era alegre e de bem com a vida...fiquei triste e derrotada. Afastei me das pessoas... mas... o artigo veio como um bálsamo na minha alma! Obrigada! Tem minha gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, siga a vida. Essa dor no começo do rompimento com desprezo é normal, até pleo choque emocional que se instala em nós. Mas o texto nos ensina muito sobre o mecanismo do desprezo e da pessoa que pratica esse ato abominável. Muitas vezes o desprezo nem tem justificativa. Você pode estar sendo muito generoso ou amigo de alguém mas algo interno nessa pessoa, algum desses mecanismos de defesa do ego de que tratou Freud, ou traumas, rejeições, etc fazem com que essa pessoa precise descontar sua dor recolhida em alguém e quase sempre escolhe alguém empático para fazer isso, pois essas pessoas são as que sofrem mais com atos assim. Ninguém sai rejeitando os malvadões e insensíveis da vida. Ao contrário, volta e meia são essas pessoas os idolatrados de quem despreza os outros. Eu vivi recentemente situação de forte e cruel desprezo. Como vc, sofri muito no começo, achei que tinha culpa ou que tinha errado, mas após 11 meses de terapia agora vejo que meu amigo sempre buscava motivos imaginários para me por pra baixo e me criticar e dizer que havia algo errado em mim, quando só ele acha isso. Sou muito popular e relativamente querido pelas pessoas em geral. E também, observando os relacionamentos mais próximos a ele, ele sim tem outros amigos que são até piores do que as coisas que ele me acusou. Tem alunos a quem trata por filho que beiram ao banditismo e praticantes de atos muito sérios e até criminosos, mas ele sempre os releva e vive bajulando e valorizando essas pessoas. Não sou da área de psicologia mas já li alguma coisa. Ora, se esse meu amigo é tão rigoroso com comportamentos e mentalidade das pessoas com quem convive e reage com punição agressiva contra quem transgride seus códigos morais, então por que ele tem tantos seres idolatrados com sérios desvios de comportamento e caráter??? algo está errado ai. Ele deve estar se projetando ou racionalizando ou transferindo, sei lá, qualquer desses mecanismos objeto de estudo da psicologia. Então não sou eu quem vai sofrer. Vou mudar no que tiver que mudar para crescer, amadurecer, mas quanto ao desprezo cruel por causa de atos banais, ai o problema é dele e provavelmente se trata de baixa auto-estima e frustração por ter um aluno/filho tão problemático e que ele não tem coragem de corrigir ou desprezar. Ele vive procurando novos amigos com características psicológicas semelhantes às minhas para logo começar esse ciclo de abusos e dramas, tudo porque não resolve suas questões internas. Assim, te aconselho a seguir a vida e fazer as coisas dentro de um padrão ético razoável, sendo como vc disse, generosa, humana, amiga, carinhosa e deixe essas pessoas como tua amiga ficarem onde nunca deveriam ter saído: no passado, no esquecimento, longe de você. E tudo sem ódio ou ressentimento, apenas compreensão de que a vida tem dessas coisas e as pessoas são seres complexos e pouco racionais. Beijos e felicidades!

      Excluir
  11. Para mim o artigo foi providencial. Tenho muito a agradecer! Estou passando por uma situação dessas. Tinha uma amiga a quem eu chamava de irmã. Uma pessoa realmente especial.nos aproximamos quando ela passou por uma situação muito difícil e eu fiz tudo que pude para ajudá la. Um mês atrás ela me mandou uma mensagem de texto dizendo que precisava se afastar de mim e que era muito grata. Rompeu comigo...como se fôssemos namorados...chorei o mês inteiro. Implorei uma resposta pra que pudesse crescer como ser humano... ela não me disse nada...me apagou da vida dela...fiquei pensando o tempo todo... o que teria feito de mal... minha auto estima ficou mimada... era alegre e de bem com a vida...fiquei triste e derrotada. Afastei me das pessoas... mas... o artigo veio como um bálsamo na minha alma! Obrigada! Tem minha gratidão!

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu texto, maravilhoso. Sofro com isso e ele foi bem no X da questão. De fato, um tempo atrás eu me desvalorizava, achava que o problema estava comigo por ser desprezada, agora vejo que não, que o problema é do outro. Não devemos entrar nesse sentimento de desvalorização, mas sim sempre nos apreciarmos e ter consideração pelo próximo tb. Sinceramente, hoje eu me afasto das pessoas que desprezam os outros, porque vejo como pessoas tóxicas que fazem mal aos outros. Não vale a pena, acaba fazendo muito mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em ajudar♥ E uma regra importantíssima: não diga sim quando você quer dizer não.E sempre perdoe no seu coração. acumular mágoas só faz mal para você muitas vezes a outra pessoa que te desprezou toca a vida numa boa e nem percebe " o lixo" que deixou em você. Ponha para fora todo o sentimento ruim, não xingando ou brigando, mas dialogando.E se não houver diálogos pelo fato de a pessoa não dar o braço a torcer, pense assim: O que não tem solução, solucionado está. Nunca conseguiremos mudar as pessoas, e muitas vezes nem uma situação, mas podemos olhar diferente para elas e agir de maneira diferente.Quando se sentir desprezada lembre-se dessa metáfora:A serpente e o vaga-lume

      Compartilhar
      Conta-se que uma serpente começou a perseguir um vaga-lume.

      Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.
      No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

      Posso lhe fazer três perguntas?

      - Pertenço à tua cadeia alimentar?
      - Não.
      - Eu te fiz algum mal?
      - Não.
      - Então, por que você quer acabar comigo?
      E a serpente responde:
      - Porque não suporto ver você brilhar...

      Pense nisso!!
      Infelizmente, a qualquer momento, uma cobra pode cruzar nosso caminho...
      Esteja sempre alerta, pois o que não faltam são as serpentes querendo nos atrapalhar!
      Mas, não tenha medo!
      Não fuja!
      Brilhe sempre, com muita intensidade!!
      :Sucesso!

      Excluir
  13. Obrigada pelo texto, me ajudou bem mais do que outras coisas.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo texto, me ajudou bem mais do que outras coisas.

    ResponderExcluir
  15. Ellis, eu tenho uma pergunta
    Estive em um relacionamento a distancia que durou 9 meses, eu estava na minha e com luta a pessoa conseguiu conquistar. Ela já foi muito desprezada do por outra pessoa, muito rejeitada, sofreu muito por traição da mulher que amou mais o ex da epoca, ela havia desistido de tudo por alguém, a família a rejeitou e fui profundamente humilhada, a pessoa a rejeitou e d um modo drástico... a avo que a criou havia morrido a pouco tempo e ela disse a avo que nunca mais desonraria a familia assim... com o tempo ficou com outras pessoas (do sexo oposto) mas depois de 9 anos amou de novo, o que disse q era eu. Mas no entanto o medo a impedia de ir para o próximo passo de nos vermos, por duas vezes tivemos oportunidade e ela não quis... Dizia ter medo e muitos problemas na vida para resolver. Com o tempo lógico que nossa relação desgastou.. pediu tempo, demos,,depois voltamos sem firmar algo serio tentei ser compreensiva... Mas com o tempo eu fui ficando mal, sempre eu perdoando, esperando, compreendendo, dando amor enquanto ela agora so me dava facadas... Disse que a aceitava com todos os defeitos e que eu compreendia, mas mudou o jeito começou a me desprezar demais e sempre ameaçando terminar mas dizia depois que o coração gritava,,então vivia num dilema entre mente, medos e o coração... Eu fui ficando pior.. dei espaço mas ela nem parecia sentir falta ate que um dia eu surtei, mandei muitas mensagens liguei e nada. Depois ela veio com tudo dizendo que tava acabado (o que já estava!) Mas ela achou preciso frisar que não queria meu amor, ia voltar para a igreja, que n tinha atração que não queria me ver e nada, ela foi extremamente fria e rude me desprezou e fez mais... enquanto só dei amor (não fui capaz de retribuir as agressões). Eu disse q ok e a porta tava aberta. Ela disse para eu trancar, por muro e que não queria meu amor. Ia honrar a avo, etc.. Eu desativei a minha rede social..estava mal mas so queria me recuperar, uma semana q ativei ela tinha me excluído, excluído fotos e tudo sobre mim... Me tratou como um copo descartável enquanto usou. Lendo o texto vejo a necessidade dela de desprezar.. Queria ajudar, me importo, mas eu larguei de Mao já q fui expulsa... Com o tempo ela pode ver o que fez? Há algo que eu posso fazer? Ela se mostra no poder, feliz como se nada tivesse acontecido e acontecendo, fotos com sorrisos e muito bem arrumada mas quem ta bem não tem necessidade de agir assim ou se mostrar assim... Enfim, Eu sou o problema? Há algo que eu possa fazer? Estou profundamente magoada, confiei e acreditei que ela era diferente, mas é extremamente instável , difícil e com graves problemas do passado enraizados na personalidade dela. Quero ajudar mas não ficarei onde parece não me caber.

    Desde já agradeço
    Ótimo artigo, abriu meus olhos sobre o desprezo
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começo esse texto te dizendo: não se culpe.E também não corra mais atrás. Você fez a sua parte: investiu na relação, ajudou, procurou, tentou fazer dar certo, fez além das suas capacidade,você se doou a ponto de machucar a si mesmo, sempre acreditando que ela poderia reconhecer, mudar, cair em si e retribuir ao seu amor.respondendo a sua pergunta: Não há nada que você possa fazer.O problema está nela e não em você, e não verdade não se trata de problemas,falta cumplicidade.Falta entrega, falta interesse. Afinidade não se explica, amizade não se força, confiança não se obriga e amor não se compra nem com presentes, nem com gestos, amor simplesmente acontece.Você sofre, porque só você se entrega.Ela aceita indefesa quando precisa de você.E quando ela se recupera, ela refaz as forças e então não precisa mais de você. Quando duas pessoas realmente se amam, as duas pessoas se esforçam para dar certo, as duas pessoas tem medo de perder então se respeitam, evitam brigas,e a relação é ganha ganha, não como está você amando por ambas as partes, se machucando e sem querer, você a coloca nessa posição de insubstituível, então ela pisa.Isso não significa que o problema é você, significa que ela não está tão a fim de dividir a vida dela com você o tanto que você gostaria.Não se rebaixe para ser pisada, faça novas amizades, se afaste, você merece ser amada por alguém que valorize o seu amor, o que não está acontecendo com essa pessoa que sempre te coloca em segundo plano.Levante, sacuda a poeira e dê a volta por cima. E não tente mostrar que está bem, simplesmente cuide de si mesmo: cultive o amor próprio, faça novas amizades, vá a novos lugares e siga em frente. A felicidade está logo a frente.Acredite!

      Excluir
  16. Então... terminei o namoro mesmo gostando... e de lá para cá sempre tem farpas da parte dele qndo possível... na frente da familia me cumprimenta normal mas qndo eu raramente envio uma mensagem sobre qq assunto menos nós, me ignora, e raramennnteee mesmo envio algo, em 8 meses, enviei umas 11 msn, pq preferi tocar minha vida... Ha duas semanas eu e a irmã dele (a família gosta de mim) estávamos no quarto dela falando de paqueras quando ele fez barulho no banheiro... então eu e ela começamos a rir e saímos do quarto. pois percebemos que ele havia escutado tudo. Fui embora e do carro enviei um msn dizendo que não me despedi pois estava no banheiro(lembrando q ao me ver na casa, ele me cumprimentou bem de boa...)ele leu a mensagem e não disse NADA e dois dias depois me bloqueou no WhatsApp. Eu fiquei na minha, não tirei satisfação... Minha pergunta é??? o fato dele estar me ignorando há 4 meses, significa q está desdenhando conforme o texto fala? Detalhe, desde que terminamos... eu procurei me afastar, quando vou visitar a familia, normalmente vou no horário que ele não se encontra, e quando ele está la, procuro ser educado mas não fico atrás etc, e algumas vezes ele deu a entender por mensagem que queria sair comigo, porém eu respondi educadamente que tinha compromisso, mas nunca fui chata ou metida, só para sacanear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim está desdenhando, mas muitas vezes a indiferença é para se proteger. O ressentimento faz isso, muitas vezes as pessoas não sabem perdoar, então acaba por matar o amor, dando o lugar para mágoas...

      Excluir
    2. EU ESTOU TÃO FELIZ DADO ESSES TESTEMUNHO E EU SOU DIZ A TODOS O BOM TRABALHO DO Dr. drjudesolutionhome
      E O QUE FEZ PARA MINHA FAMÍLIA, RINGER E EU SOU DOS EUA E EU QUERO QUE SABE QUE EU FUI MUITO FELIZ COM MINHA FAMÍLIA ME E MEU MARIDO ESTÁ CASADO PELO PASSADO 15 ANOS E NÓS ERA UMA FELIZ FAMÍLIA E TUDO SUDDEN DIA QUANDO MEU MARIDO VOLVIU DO TRABALHO E EU O SALVAREI ELE NÃO ME RESPONDEE E EU AVISO ASSIM QUANDO ELE E QUANDO É A MATÉRIA E SUDDEN ELE COMEÇOU A GOLPEAR E ME CRIAR E NÃO PARAR, ASSIM O SEGUINTE MANHÃ Saiu da casa e não voltou novamente Eu e meus filhos estavam tentando para lhe satisfazer, mas sem resultado até que eu vi-o com outra mulher em um MOORE SHOPPING E eu estava tão em dor e eu comecei a procurar ajuda e eu fui Através de tantos castiçal, mas eles não poderiam me ajudar e eu mesmo não acreditei em soletrar novamente até um amigo do meu no escritório me apresentar a um homem chamado DR. JUDE E QUANDO ME CONTACTOU ELE ME DISSE QUE ISSO VAI ME AJUDAR E EU NÃO ACREDITO NEM PORQUE ISSO É O QUE DIZEM SEMPRE MAS EU APENAS CONFIO À MINHA SORPRENDA DE GRANDEZA QUANDO ESTAVA NA CASA VIO MEU TELEMÓVEL E QUANDO EU VERIFIQUE SE O MEU MARIDO QUE ME PEDE QUE EU DEVE PERDOÁ-LO POR ISSO ELE FOI FEITO A MIM E EU PERDO PORQUE O DR ME DISSE QUE DEVO PERDÔ-LO E AMÁ-LO NOVAMENTE ASSIM QUE EU ESTOU DIZENDO-O AGORA QUE EU SOU A MULHER A MAIS FELIZ NA TERRA PARA A GRANDE AJUDA Dr. dr.drjudesolutionhome FEZ PARA MIM E SE VOCÊ QUER OBTER O CONTATO COM ELE VIA EMAIL É drjudesolutionhome@gmail.com OU VOCÊ QUER OBTER O CONTATO COM ELE VIA WIXSITE drjudesolutionhome.wixsite.com
      E SE VOCÊ ESTÁ EM QUALQUER PROBLEMA, EU QUERO QUE VOCÊ SABE QUE TAMBÉM PODE RESOLVI-LO OK,
      Ele também pode ajudar com o seu problema, muito obrigado drjudesolutionhome.com
      , EMAIL: drjudesolutionhome@gmail.com

      Excluir

Quer dar a sua opinião?