#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Alimentos que ajudam no nosso humor

Alimentos que ajudam o nosso humorA alimentação deve ser equilibrada, contendo todos os grupos de alimentos fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, com frutas, legumes, verduras, carnes magras, cereais integrais, feijões, frutas oleaginosas, semente. Devemos evitar dietas restritivas, já que são incompletas nos grupos alimentares, sendo responsáveis por gerar também mau humor.
Chocolate / cacau → É o maior alimento com impacto no humor, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental, melhora a depressão. O chocolate é fonte de teobromina e de feniletilamina, substâncias que são responsáveis em trazer essa sensação de bem estar e prazer. Como o alimento é rico em gorduras saturadas e açúcar, deve-se orientar a ingestão com cautela. Uma boa dica é o chocolate amargo ou semi-amargo.
Alimentos fontes de carboidratos → Os alimentos fonte de carboidrato (massas, cereais, farinhas, tubérculos, raízes, milho, entre outros) cooperam com o bom humor, já que no organismo eles também participam como precursores de um neurotransmissor (serotonina), esta por sua vez quando em níveis baixos, resulta em irritabilidade, nervosismo e até estado de depressão.
Frutas, verduras e legumes → As frutas são fontes de carboidratos, que contribuem com o bom humor. Uma relação indireta desse grupo de alimentos com o bom humor é a seguinte: como são fontes de fibras, contribui com o bom funcionamento do intestino, sabe-se que na constipação (intestino preso) o indivíduo tende a ficar irritado, nervoso, o próprio nome “enfezado” (com fezes), é dado a pessoas nervosas. Especialmente as verduras de coloração verde escuras, são ricas em folato que ajuda a combater o mau humor. As frutas ricas em vitamina C ajudam a combater o humor, já que a sua deficiência está relacionada com depressão. São elas: laranja, abacaxi, goiaba, kiwi, maracujá, mexerica, limão, acerola.
Carnes → As carnes, principalmente a vermelha são fontes do mineral ferro, importante na formação da hemoglobina, que compõe o sangue e contribui com a prevenção de anemia. A falta de ferro pode levar a sensação de fraqueza.
Peixes → Os peixes, principalmente aqueles provenientes de águas frias, são boas fontes do ômega 3, gordura importante também na produção de neurotransmissores que modulam o humor. Assim, pescados como salmão, atum, sardinha não podem faltar na nossa alimentação.
Linhaça → Também é fonte de ômega 3, benefícios na melhora do humor e tratamento da depressão.
Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) → São boas fontes dos minerais, magnésio, cobre e selênio, com importante ação antioxidante e contribuem também na regulação do humor.
Alimentos fontes de cálcio (sementes girassol, abóbora, castanhas, feijões, vegetais verdes escuros “brócolis, rúcula, couve”, repolho, leite de derivados conforme tolerância) → O cálcio é um importante mineral que participa em diversas reações dentro do organismo que contribui com a modulação do humor.
Chás calmantes (camomila, melissa, erva-doce, maça) → Ajudam a controlar a ansiedade e estresse, que acabam sendo responsáveis pela alteração do humor.


Exercício físico → 
Melhor estabilizador do humorI

Distúrbios do sono → Aumentam o estresse e reduzem o humor.

Fonte: Eneida Ramos - Nutricionista Clínica do Einstein

Postar um comentário

0 Comentários