#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Orlistat (xenical) – Para emagrecer

O que é Orlistat?

orlistat xenical emagreceOrlistat é o nome dado ao princípio ativo do remédio Xenical, ou seja, é basicamente o nome genérico deste medicamento. Utilizado no tratamento da obesidade, o Orlistat atua, de certa forma, impedindo que o corpo digira e absorva grande parte da gordura presente nos alimentos.
Este medicamento, no entanto, não é considerado um supressor da fome. Ele promove um emagrecimento apenas pelo fato de atuar na digestão da gordura, por meio da interação com enzimas gástricas e pancreáticas. Desta forma, a gordura não absorvida e não digerida acaba saindo do corpo, levando, entretanto, vitaminas e outros nutrientes importantes para junto dela pelas fezes.
Apesar de algumas fórmulas que utilizam Orlistat estarem liberadas, não é indicado o uso deste medicamento sem orientação médica. Além disto, ele deve ser combinado com uma dieta saudável e equilibrada, já que pode, entre outras coisas, haver grande perda de nutrientes fundamentais quando do uso incorreto.

Indicações

O Orlistat é indicado principalmente para ajudar a perder peso. Junto de uma dieta com poucas calorias ele é capaz de impedir até mesmo a absorção de cerca de 30% de toda a gordura ingerida por um indivíduo.
O medicamento é, de uma forma geral, indicado para obesos com IMC de 30kg/m2 ou mais. Ele também pode ser utilizado por pessoas que possuem IMC menor ou igual a 28kg/m2 e que tenham algum risco associado à condição. Outra indicação do Orlistat é para indivíduos que se preparam para a realização de uma cirurgia de obesidade mórbida.
Estima-se que o Orlistat, junto de uma dieta de baixa caloria, consiga reduzir até mesmo 30% de toda a gordura que é absorvida pelo corpo humano. Quando o medicamento é tomado e outras medidas são estabelecidas, como a realização de exercícios físicos e a manutenção de uma dieta equilibrada, pode levar a uma perda de cerca de 10% do peso em apenas 6 meses.

Orlistat emagrece?

Este medicamento somente deve ser tomado quando houver indicação médica. Os efeitos são realmente positivos se utilizado da forma correta e associado a hábitos saudáveis, como a realização de exercícios físicos e a manutenção de uma dieta equilibrada.
Além de ajudar a emagrecer, o Orlistat ainda auxilia a saúde, diminuindo consideravelmente a taxa do colesterol mau, ou seja, do LDL. A alta taxa de colesterol costuma provocar sérias complicações, já que dificulta a circulação do sangue e pode até mesmo levar ao entupimento de uma artéria.
Estudos indicam que usuários de Orlistat são capazes de deixar de armazenar cerca de 30% da gordura consumida por dia. Portanto, este medicamento é realmente eficaz para quem deseja emagrecer. Apesar de liberado pela ANVISA, no entanto, ele não é vendido de forma alguma sem receita médica, já que pode promover uma série de efeitos adversos.

Efeitos adversos e contraindicações

Logo nos primeiros dias de uso o remédio já produz efeitos colaterais. A interação do Orlistat com bactérias da flora intestinal leva à produção de gás metano. Com isto, o usuário tende a sofrer de flatulência e de fortes dores abdominais.
A gordura não digerida e não absorvida necessita ser eliminada de alguma forma, neste caso, através das fezes. Um efeito adverso bem incômodo do uso de Orlistat é, portanto, a incontinência fecal, geralmente com produção de fezes moles.
A incontinência fecal, por sua vez, leva a outro efeito adverso: falta de vitaminas. Isto porque, ao liberar as fezes muitas vitaminas vão junto, especialmente a D, a E e a K. Para evitar que o corpo fique sem estas importantes vitaminas, uma solução indicada é a administração de complexos vitamínicos, sendo importante consumir estes antes do Orlistat.
Por fim, o uso de Orlistat é contraindicado para mulheres grávidas, mulheres lactantes, para idosos e para crianças. Pessoas que tenham dificuldades em absorver vitaminas de uma forma geral também devem evitar o uso deste medicamento, assim como indivíduos que sofram de alguma condição renal, como vesícula biliar.
O Orlistat pode acabar diminuindo a eficácia das pílulas anticoncepcionais. Por isto, é bastante indicado que mulheres que façam uso do medicamento encontrem outra forma de contracepção, para evitar problemas. Indivíduos que sofrem de arritmia cardíaca também não devem fazer uso do Orlistat. Lembre-se: antes de tomar qualquer medicamento consulte um médico.

Como funciona?

O Orlistat inibe a ação de uma enzima liberada pelo pâncreas chamada de lipase. Esta é a grande responsável pela digestão e pela degeneração da gordura que foi ingerida e que fica no intestino. Sem a ação desta enzima as gorduras passam direto pelo organismo e acabam sendo liberada nas fezes.
Como a gordura não é digerida nem absorvida o corpo não sofre, portanto, com o seu acúmulo. Entretanto, o Orlistat, em contato com as bactérias que ficam na flora intestinal, produz alguns efeitos adversos como flatulência e dores, devido à produção de metano no local.
Fonte:saudemedicina

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Orlistat é um medicamento e a orientação médica é o único caminho. No entanto, buscamos informar sobre o assunto pras pessoas de um modo geral em nosso site.

    ResponderExcluir

Quer dar a sua opinião?