#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

DIETA X REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?





PRIMEIRO VAMOS SABER A ORIGEM DA PALAVRA DIETA

Dieta vem do grego – “diaita” e significa “modo de vida”. Não tem nada a ver com regime, restrição, cortar calorias...e sim com a maneira de se alimentar.Os médicos usam o termo dieta quando é preciso fazer alterações no cardápio, devido a situação do paciente.Por exemplo se o paciente vai ser operado a dieta será de alimentos leves, sem sal, etc.


então... dieta = modo de vida – Podemos mudar de hábitos, mas nunca desrespeitar nossa  individualidade.


Surgiram então as Dietas da Moda e com ela culpa e privação e como consequência:efeito sanfona, compulsão, ansiedade e descontrole.






E Reeducação Alimentar? - A reeducação alimentar é um processo de mudança de hábitos na alimentação. Ela consiste em doutrinar a pessoa a aprender a comer bem, de maneira saudável, mas sem necessariamente precisar se privar de comer alguns alimentos que goste. É através de pequenas mudanças que a reeducação vai se constituindo e, aos poucos, tornando a alimentação do indivíduo mais saudável e equilibrada.

A reeducação consiste em como o próprio nome diz: educar novamente o ser humano a comer adequadamente. No lugar de grandes refeições, a pessoa aprende a comer em intervalos menores, em pequenas porções, o que diminui a fome e, consequentemente, a quantidade de alimento que a mesma ingere. Ou seja, ao invés de você fazer três refeições por dia, você faz seis.


OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Existem diversos motivos que podem levar alguém a fazer uma reeducação alimentar. Os principais geralmente são: ganhar ou perder peso, controle de colesterol, glicose e outras situações em que você precisa mudar de dieta (como a cirurgia bariátrica, por exemplo).

Mesmo que você esteja saudável e deseje apenas manter o peso, realizar uma reeducação alimentar vai melhorar sua qualidade de vida. Sabemos hoje que uma boa dieta previne uma série de doenças, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até câncer.

Reeducação alimentar não se trata apenas de elaborar um cardápio que você deve seguir todos os dias. Ela é muito mais complexa. Reeducação alimentar significa compreender que a alimentação é um conjunto de alimentos que dão prazer. Você aprenderá a realizar trocas saudáveis na sua alimentação, esquecendo o ditado de que “tudo que é bom engorda”.

Agora que sabe a diferença, no próximo post , teremos cardápios para cada biotipo.










Postar um comentário

0 Comentários