#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Como é a terapia para a depressão?

 


Todos nós vivemos momentos em que nos sentimos para baixo. A tristeza é uma emoção assim como a felicidade. E todas as emoções são temporárias, então elas sempre irão flutuar, dependendo do que acontecer conosco na vida.

Mas se sentir-se deprimido se tornou a norma para você, e você está se sentindo assim há semanas ou meses, em vez de alguns dias, então você pode estar sofrendo de depressão.

Como posso saber se estou deprimido?

A depressão pode se manifestar de maneiras diferentes e parece diferente de pessoa para pessoa. Você pode se sentir oprimido por pensamentos negativos, sentindo-se entorpecido e vazio, ou talvez simplesmente não encontre prazer nas coisas como antes.

Seja qual for a forma como ela decida se manifestar, a depressão tem o péssimo hábito de turvar a vida cotidiana. Uma sensação de que você está vagueando na lama, tornando difíceis até as tarefas mais simples.

Para muitos de nós, a depressão evoca imagens do que é conhecido como transtorno depressivo maior, a forma mais grave de depressão. Devido à sua gravidade, esse tipo de depressão é muito mais fácil de detectar e diagnosticar, afetando a família e os relacionamentos, a vida profissional ou escolar, os hábitos de sono e alimentação e a saúde em geral. Alguém com transtorno depressivo maior pode sentir que a vida não vale a pena ser vivida e interromper as atividades básicas de autocuidado, como comer ou sair da cama.

Mas a depressão também pode ser de baixo nível e "alto funcionamento". Nesses casos, você ainda pode realizar as atividades diárias normais, mas tudo parece muito mais difícil e menos vale a pena.

Por causa disso, é possível ficar deprimido e não perceber.

Podemos saber que algo está "errado", mas passá-lo por uma fase difícil ou acreditar que nossa baixa energia e humor são simplesmente porque estamos estressados. É por isso que é realmente importante se familiarizar com alguns dos sintomas de depressão menos comentados. Incluímos alguns abaixo:

- É difícil pensar com clareza / concentração

- Sentir-se separado e fora do corpo

- Sensação prolongada de fadiga e baixa energia (não restaurada pelo sono)

- Dormir demais ou dificuldades para dormir (não ser capaz de adormecer, mas também acordar muito cedo ou acordar várias vezes ao longo da noite)

- Dores físicos e dores sem motivo

- Problemas digestivos

- Perda do desejo sexual

Uma das coisas mais debilitantes da depressão é que ela pode fazer você se sentir impotente. Mas você não está impotente. A depressão é muito tratável e com a ajuda certa, você pode melhorar. A terapia é um dos melhores tratamentos para a depressão e pode ajudá-lo a retomar o controle de sua vida e a aprender a lidar com sentimentos e emoções difíceis.

Vamos examinar mais de perto como pode ser a terapia para a depressão.

1. Reformulando seu pensamento

Uma das maneiras pelas quais a depressão obtém (e mantém) seu controle é distorcendo nosso pensamento. Pensamentos como "as coisas nunca vão melhorar" ou "por que isso está acontecendo comigo?" tendem a ser comuns para quem sofre de depressão. Em psicologia, esses tipos de pensamentos imprecisos são chamados de distorções cognitivas. Aqui estão alguns exemplos,

Adivinhação - “Não vou conseguir o emprego”. Se você tem tendência para adivinhar o futuro, tem o hábito de prever o futuro, geralmente com um viés negativo.

Catastrofizando - “Nunca vou cumprir esse prazo, então provavelmente vou ser demitido”. Catastrofizar é a tendência de explodir as coisas fora de proporção e assumir o pior.

Generalização excessiva - “A última vez que fiz meu exame de direção, fui reprovado. Obviamente isso vai acontecer de novo dessa vez ”. Quando generalizamos em excesso, pegamos uma experiência específica em um conjunto de circunstâncias e definimos todas as experiências por ela.

Na terapia para depressão, você aprenderá técnicas para questionar se seus pensamentos são reais ou não. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é especialmente útil para isso, ensinando como substituir padrões de pensamento prejudiciais por outros mais saudáveis ​​e positivos. Você pode ser solicitado a desafiar seus pensamentos com os seguintes tipos de perguntas:

- Existem evidências para apoiar este pensamento?

- Isso é fato ou opinião?

- Esse pensamento está de acordo com meus valores?

- Esse pensamento é benéfico para mim?

- Eu diria essas coisas a um amigo?

Agir evocando pensamentos negativos pode nos ajudar a retomar o controle e a reformular a maneira como vemos e vivenciamos o mundo.

2. Desenvolva a autoconsciência

A construção da autoconsciência desempenha um papel muito importante no processo de recuperação. Em suas sessões, você explorará o que desencadeou sua depressão, por quanto tempo os sentimentos negativos duram e também como seu corpo se sente quando você está deprimido. Você pode ser encorajado a criar um diário de humor mapeando seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais ao longo do dia. Aprofundar-se nos pontos de gatilho e aprender como a depressão se instalou pela primeira vez é muito importante para garantir que ela não aconteça novamente.

3. Trabalhar a autoestima

Depressão e baixa autoestima tendem a andar de mãos dadas. A depressão tem uma maneira desagradável de mentir e nos dizer que não temos valor e esmagar nossa confiança. Por causa disso, a depressão pode deixá-lo com sentimentos de vergonha e baixa autoestima. Na terapia, você trabalhará na construção de sua autoestima, celebrando as vitórias e desenvolvendo uma conversa interna positiva. Você também pode aprender diferentes visualizações para ajudar neste processo.

4. Check-in e nova visita

Mudar leva tempo e, às vezes, é necessário revisitar as coisas várias vezes para finalmente se libertar dos padrões e modos de pensar arraigados. Isso significa que, a fim de realizar as mudanças positivas necessárias em sua vida, você precisará desempenhar um papel ativo em suas sessões, e seu terapeuta irá encorajá-lo a tirar suas próprias conclusões - porque os insights mais poderosos são sempre aqueles que nós fazer a nós mesmos.

A cada semana, você conversará sobre o que está ajudando e o que não está, para que seu terapeuta possa fazer os ajustes necessários ao seu curso de tratamento e garantir que você esteja no caminho certo para sua recuperação.

Por que é importante procurar ajuda para a depressão

Se não for tratada, a depressão pode ter efeitos devastadores em nossa qualidade de vida. A depressão não só pode prejudicar nossa capacidade de realizar as atividades diárias, mas também pode prejudicar nossos relacionamentos e tornar difícil manter um emprego. Quando estamos deprimidos, também corremos maior risco de desenvolver outros problemas de saúde mental, como distúrbios alimentares e distúrbios do sono . Muitas pessoas também acabam tendo problemas com o abuso de substâncias para lidar com pensamentos e sentimentos difíceis.

Se você está deprimido, ir para uma clínica e se encontrar pessoalmente pode ser opressor. A terapia online não apenas reduz o tempo de viagem envolvido na ida a uma clínica pessoal e torna as sessões mais acessíveis, mas você também pode sentir uma maior sensação de segurança e anonimato ao assistir às suas sessões por vídeo.

A depressão pode fazer você se sentir desesperado. Mas por favor, lembre-se sempre existe esperança. Com o tratamento e o suporte corretos, você pode voltar a ter uma saúde melhor - e ter uma recuperação completa.

Postar um comentário

0 Comentários