#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Você sempre espera pelo pior? Catastrofização -Como parar o pensamento catastrófico e se libertar desse medo que te aprisiona

  






Catastrofizar é quando alguém assume que o pior vai acontecer. Freqüentemente, envolve acreditar que você está em uma situação pior do que realmente está ou exagerar as dificuldades que enfrenta.

Catastrofização (anglicismo-catastrophizing) é a espera pelo desastre, remoendo o mantra “e se...”. “Meu Deus, e se ele não ligar? E se eu não conseguir o emprego? E se meu salto quebrar? E se esfriar ou chover? E se fizer sol? E se não der certo? E se o avião cair? E se o mundo acabar?” E se...E se,,,E se...

Muitas pessoas vivem em constante “E se...” como se quisessem antecipar o futuro. Tal comportamento, quando recorrente pode levar a grande nível de ansiedade, na medida em que a pessoa preocupa-se demais com as coisas que estão por vir, deixando de viver o presente.

Prevendo o futuro de maneira ruim, as pessoas sofrem por antecipação e começam a buscar soluções para aquilo que imaginaram em suas mentes, o que gera desgaste, estresse e ansiedade.

Por exemplo, alguém pode se preocupar com a possibilidade de reprovar em um exame. A partir daí, eles podem presumir que ser reprovado em um exame significa que são maus alunos e que nunca serão aprovados, obterão um diploma ou encontrarão um emprego. Eles podem concluir que isso significa que nunca serão financeiramente estáveis.


O medo, especialmente o medo irracional, desempenha um grande papel na catastrofização. Se uma pessoa tem medo de ir ao médico, ela pode começar a pensar em todas as coisas ruins que um médico poderia lhe dizer, mesmo que ela esteja apenas indo para um check-up.

Uma pessoa também pode passar por uma catastrofização relacionada a uma condição médica ou evento passado em sua vida. Isso faz com que a pesso viva paralisada e sem ação. Fica aprisionada pelo medo.



            

                                                               Casule







Como parar o pensamento catastrófico

Questione o seu pensamento

Se seus pensamentos estão indo para o negativo, faça uma pausa, respire fundo e questione seus pensamentos. Pergunte a si mesmo; Essa preocupação é urgente? Eu preciso me estressar com isso agora ?



O primeiro passo para gerenciar pensamentos catastróficos é saber quando você os tem. O automonitoramento pode ser uma excelente forma de aumentar a consciência de seus pensamentos e dos efeitos que eles têm em seu humor e em suas ações.

1.Diga “Pare” em voz alta. 

Lembra do som que um CD faz quando é arranhado? Essa mesma falha se repete continuamente, às vezes piorando. Essa poderia ser a trilha sonora para a catastrofização e, como um CD preso em um player, nem sempre é fácil de detectar no início. 

Uma estratégia para interromper esse ciclo é chamada de "interrupção do pensamento". É exatamente o que parece. Você diz “Pare!” com força em voz alta. (Já que muitos de nós estamos trabalhando em casa agora, agora é um ótimo momento para tentar isso.) “Você também pode amarrar um elástico em volta do pulso e quebrá-lo quando perceber que os pensamentos começam a espiralar”-.


2. Concentre-se em 'o que é', em vez de 'e se'

Substitua “E se eu tiver que (motivo da preocupação)? E se ? E se eu? Então o que?" com “Atualmente estou ; Estou proporcionando um lugar seguro para mim e minha família. Estou vivendo um dia de cada vez.

Em seguida, tome medidas para afastar seu pensamento dos extremos. Permita-se considerar outras opções. Quando o pensamento catastrófico começa, pode ser útil se perguntar o seguinte:


  • Que evidência tenho de que esse pensamento é realista?
  • Que evidência eu tenho de que não é?
  • Houve momentos em que tive esse pensamento e ele não se tornou realidade?
  • Tenho esse tipo de pensamento quando me sinto bem ou quando me sinto triste, com raiva ou ansioso?
  • O que eu diria a outra pessoa que estava tendo esse pensamento?
  • É possível que eu esteja tendo esse pensamento apenas por hábito?
  • O que poderia ser um pensamento diferente e mais realista nesta situação?


Fazer a si mesmo esse tipo de pergunta pode ajudá-lo a quebrar o hábito do pensamento catastrófico, aprendendo a ser mais flexível ao considerar suas opções. Você saberá que está tendo sucesso quando sentir que 
a) você não está tão ansioso quanto antes ou b) sua ansiedade não está piorando.


Também pode ajudar se você praticar a atenção plena aos seus pensamentos, o que pode ajudar a enfraquecer o poder deles sobre o seu humor. É fácil: quando você perceber que está tendo um pensamento catastrófico, simplesmente veja-o como apenas um pensamento, nada mais - apenas algo que sua mente faz quando você está se sentindo de uma determinada maneira ou se depara com uma determinada situação. É só um hábito.


Você pode decidir sair e testar como está gerenciando seu pensamento catastrófico. Semelhante à terapia de exposição , a ideia é abordar lentamente as situações que trouxeram pensamentos catastróficos no passado e ver o que acontece agora. Se você não tiver esses pensamentos, ou se eles não forem tão fortes e ameaçadores como antes, você saberá que está progredindo.

Recebendo tratamento

Seja gentil com você mesmo

Perceba que esse tipo de pensamento é natural e algo que todos fazemos de vez em quando. Não se culpe e dê a si mesmo o espaço e o tempo para refletir e se ajustar. Não vamos parar de catastrofizar da noite para o dia - é um processo que pode durar a vida toda.

Quando estamos em uma situação que nos faz pensar negativamente, muitas vezes esquecemos de usar o lado lógico de nosso cérebro. O pânico se desenvolve quando pensamos demais e analisamos demais tudo em nossa vizinhança. Nesses casos, seja lógico.



Se você tem muitos pensamentos catastróficos, pode achar útil discuti-los com um terapeuta cognitivo-comportamental . A terapia cognitivo-comportamental dá grande ênfase aos pensamentos que as pessoas têm e como esses pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos.

Postar um comentário

0 Comentários