#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Como saber se uma pessoa está mentindo?









 Existem muitas situações em que só precisamos saber se uma pessoa é sincera ou se está mentindo. Isso é importante não apenas na comunicação diária, mas também em negociações comerciais, reuniões importantes, entrevistas entre o empregador e os funcionários em potencial.

Sinais que alguém pode estar mentindo

Algumas das possíveis bandeiras vermelhas que os pesquisadores identificaram que podem indicar que as pessoas são enganosas incluem:

  • ser vago: se o falante parece omitir detalhes importantes intencionalmente, pode ser porque ele está mentindo.
  • Incerteza vocal: se a pessoa parecer  insegura, é mais provável que ela seja considerada mentirosa.
  • Indiferença: encolher os ombros, falta de expressão e uma postura entediada podem ser sinais de mentira, pois a pessoa está tentando evitar transmitir emoções e possíveis falas.
  • Pensando demais: se a pessoa parece estar pensando muito para preencher os detalhes da história, pode ser porque ela está enganando você.
  1. Preste atenção aos seguintes sintomas fisiológicos :

O interlocutor tosse nervoso, suas pupilas estão contraídas. De repente, ele começa a bocejar, piscar ou gaguejar. A cor do rosto muda (fica vermelho, com manchas ou pálido). O homem está coberto de suor, sua voz treme, suas mãos estão arrepiadas. O timbre de sua voz e a velocidade da fala mudaram.

Tudo isso pode indicar que a pessoa está mentindo para você.

2. Em seguida, preste atenção em suas expressões faciais e gestos .

O interlocutor evita seu olhar. Seus movimentos são exigentes e não naturais: ele não consegue se sentar em um lugar, toca seu cabelo, seu rosto, mexe em suas roupas, sacode uma poeira inexistente. Um homem esfrega as mãos, estala os dedos nervosamente, morde os lábios, pega objetos desnecessários e brinca com eles (gira uma caneta, brinca com raposas de papel). Ele fuma constantemente, balança a perna, não consegue lidar com tremores.

Você vê isso - você sabe, talvez eles estejam mentindo para você.

3. Agora ouça como e o que o interlocutor lhe diz.

Ele persistentemente o convence de sua honestidade, constantemente enfatiza que "ele fala a verdade e apenas a verdade", enquanto usa frases:

-Eu dou minha mão para cortar ...

- Honestamente, eu não ...

-Juro pela minha saúde ...

A pessoa não responde diretamente à pergunta feita, mas gira, fala evasivamente, dá dicas. Adiciona detalhes desnecessários e irrelevantes às suas respostas. Em seu discurso, ele comete muitos erros gramaticais e sintáticos estúpidos. Fala rápido, sem pausas na fala, "tagarelice".

Existem pessoas que falam rápido, isso não quer dizer que estejam mentindo. O que estamos dizendo aqui são pessoas que fazem devaneios para responder o assunto que foi perguntado, contam uma história imensa para esconder a mentira.

É exatamente assim que o seu interlocutor se comporta, fique alerta - talvez ele esteja mentindo.


4. E a última coisa, antes de escrever uma pessoa como enganadores, olhe para ela na vida cotidiana . Talvez ele sempre se comporte assim, e todos os "sintomas da mentira" que você descobriu sejam o resultado de sua fisiologia ou de uma educação deficiente.

Mentir é mais desgastante mentalmente do que dizer a verdade. Se você adicionar ainda mais complexidade cognitiva, as pistas comportamentais podem se tornar mais aparentes.

5. Vá fazendo perguntas, deixe a pessoa falar muito, e depois pergunte algo que foi dito no meio da conversa, se for mentira, ela contará outra versão, pois se esquecerá dos detalhes que disse. Passado alguns dias, retorne ao mesmo assunto e verá que a pessoa contará outros detalhes diferentes.(muito usado em investigação)




A realidade é que não existe um sinal universal e infalível de que alguém está mentindo. Todos os sinais, comportamentos e indicadores que os pesquisadores associam à mentira são simplesmente pistas que podem revelar se uma pessoa está sendo direta.

Da próxima vez que você estiver tentando avaliar a veracidade da história de um indivíduo, pare de olhar para os clichês “sinais de mentira” e aprenda como identificar comportamentos mais sutis que podem estar ligados ao engano. Quando necessário, adote uma abordagem mais ativa, adicionando pressão e torne a mentira mais desgastante, pedindo ao falante para relatar a história na ordem inversa.

Finalmente, e talvez o mais importante, confie em seus instintos. Você pode ter um grande senso intuitivo de honestidade versus desonestidade. Aprenda a dar atenção a esses sentimentos.

Postar um comentário

0 Comentários