#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Compreender as falhas para obter resultados - Onde está o seu foco, está a sua força

 


Como eu havia dito anteriormente aqui eu realmente percebi o que faltava em mim e  o porque não conseguia compreender a interpretação de libras.

Recapitulando...

"A maneira como você se comunica consigo mesmo tem um grande impacto em como você se sente em relação a si mesmo e aos outros e define como você se comporta. 
 Se sua conversa interna for negativa  você terá dificuldades para alcançar seus objetivos."

Vou enumerar aqui o que faltava para mim:

  1. Pasmem, mas é uma coisa bem simples: eu não ouvia o texto.Ouvia, mas não compreendia com clareza.[Ouço sem aparelho e faço leitura labial, mas qualquer microfonia atrapalha a compreensão,ou barulhos paralelos como de chuva, ventilador, etc]  Nessa aula utilizei meu aparelho auditivo e consegui melhor compreensão no texto.
  2. Na aula presencial que tive hoje com o professor Luis(ele é surdo) ele me ensinou algo novo:Me disse para eu ouvir e já sinalizar o começo, se esquecer o meio da frase, sinalizo o fim, Se for com dois personagens, pensar como teatrinho. O mocinho de um lado(lado que acontece as coisas boas)o vilão do outro (lado que acontece as coisas ruins), ele disse que se eu fizesse isso, eu ia me  maravilhar como eu absorveria o conteúdo.Então antes de começar a aula eu marquei os espaços lado bom e lado ruim.
  3. E sobre a datilologia ele me disse para prestar atenção na primeira letra e se eu não souber alguma, observar meio e a última e perceber o contexto da conversa, pois é como o português, se as letras estiverem embaralhadas, mesmo assim a gente compreende a palavra.
  4. O professor me ensinou outra técnica: não olhar para a câmera e demarcar os espaços perto de mim, abaixo ou acima dos meus seios, e não me movimentar muito, fazer os sinais curtinhos, sempre ouvir o que está se lendo e na dúvida, fazer exatamente na ordem da frase(português sinalizado),e eu interpretar a frase e sinalizar o que eu entendo: Exemplo: A bola  bateu na lança, rasgou e eu costurei. Não vou lembrar de tudo então eu sinalizo bola, rasgou e eu costurei, simples assim. Passei o sentido da bola rasgada e costurada.Ele disse que basicamente, é isso que importa pro surdo, pois detalhes não fazem parte da cultura surda, isso é mais da língua portuguesa.Devemos ser dar sentido as frases para que o surdo compreenda, mas em alguns casos, é impossível como por exemplo: pouco tempo, assuntos complexos, inexperiência do intérprete ou falta de conhecimento do surdo mesmo.
  5. O surdo pode até conversar com riqueza de detalhes, mas faz isso entre amigos.
  6. Para não se perder na sinalização, para quem é iniciante, o professor Luis disse: se faltar muitos sinais de uma mesma frase e já está a outra no meio, para não se perder, devo abreviar a que eu estou sinalizando. Exemplo: Estou citando o que tem no pomar e falta 8 frutas, mas sinalizo devagar por não lembrar sinais- então para começar a frase seguinte, finalizo essa com vários e inicio a outra que  estará acabando a essas alturas de uma forma que ela fique curta a fim de não se perder e poder ganhar tempo para ouvir e sinalizar a frase que virá a seguir.
  7. Disse também para quando eu estiver ouvindo o texto, tentar fazer as expressões que pede o texto primeiro- tipo sorrir, chorar, enraivecer.Observar bem as expressões do meu professor de libras online e assimilar elas com os sinais e ao que estou ouvindo ao mesmo tempo. Exemplo: Ela caiu: expressão de dor,uma pessoa caindo, e já saberemos o resultado: sinal que se machucou por exemplo.Se já lemos o texto, saberemos se ela machucou ou não, então será fácil lembrar qual foi o resultado, se lembrarmos a expressão primeiro.( Fiz isso e deu super certo😁)
  8. Sobre a aula de hoje online- O texto de hoje no curso online abordado foi um capítulo da bíblia que eu conheço muito e estudei antes[nunca faço isso por falta de tempo, mas percebi que faz toda a diferença] e anotei todos os sinais em ordem correta do versículo e fixei no meu computador com fita adesiva, na hora de sinalizar, eles estavam lá para me auxiliar.
  9. Eu pela primeira vez ao invés de ficar anotando, prestei bem atenção na aula e como eu já havia estudado, melhorou muito.
  10. Percebi que está sendo mais literal do que na estrutura da libras, mas o professor enriquece o contexto, o que fica lindo de se ver e compreender. Antes eu me perdia porque eu pensava em mudar a ordem da frase o tempo todo.
  11. Também notei que estava estudando da forma errada. Eu estudava pelos vídeos, pensando assim ser mais visual.Agora estou estudando pelos pdfs,o que me obriga a ouvir os hinos, compreender e pesquisar os sinais que esqueço, revendo os hinos e os capítulos anteriores e assim fixar os sinais.Isso se faz necessário no início,para melhor  fixação quando não sabemos os sinais decorados,  A minha principal dificuldade é essa: na aula prática ler os sinais e encaixá-los no tempo certo que transcorre o texto ou o hino, seja por não lembrar- ou por me perder na hora que eu estou lendo.
  12. Outro erro durante as aulas práticas é exatamente esse: não ler as anotações e tentar reproduzir de cabeça ou imitando o professor. Até vai bem com ele- mas não funciona na hora de sinalizar sozinha por vários motivos: me perco, esqueço, fico nervosa,travo por estar sendo assistida, etc
  13. Como eu tenho dois monitores, deixei um aberto no orador(professor) e o outro na galeria[alunos] para ver as outras pessoas sinalizando e conheci muitos sinais, e quando esquecia eu olhava os alunos sinalizando. Tive essa ideia hoje e me ajudou.Essa foi uma sugestão da mentoria que passei hoje: observar outras pessoas sinalizando em algumas aulas, mas depois abandonar esse hábito, para progredir nos resultados e não estagnar.
  14. Notei também que  eu perdia muito tempo tentando ajustar som, câmera, etc.E isso fazia eu começar a aula tensa,nervosa, com interrupções, embora nessa aula iniciei sem som, foi menos interrupções. Estou mudando os meus equipamentos defeituosos por uns novos.

  15. Também instrui para ninguém ficar me chamando para não tirar o meu foco, coloquei o celular em modo avião para não receber ligações, jantei antes da aula,coloquei os meus gatos para fora e fechei a porta minimizei os meus bloqueios.
  16. Também percebi que a minha principal dificuldade estava exatamente em ficar dispersa na aula e ouvir mal.É o tal do vitimismo, como foi dito na mentoria. As vezes nos sentimos prejudicadas e ao invés de lutar, mudar a forma como agir, nos escondemos nesse papel.
Eu cheguei atrasada na aula por causa do trânsito, mas pela primeira vez eu compreendi claramente  o que  o professor disse. Talvez por que ele apresentou duas formas de sinalizar [ou porque não tinha personagens, apenas lado bom e lado ruim]: uma simples, outra completa, ou porque o capítulo era mais fácil, ou porque estudei, ou pelas novas dicas que obtive...ou porque chegou o tempo de Deus abrir a minha mente.


Mas como nem tudo são flores[ quando for... regue-as], aconteceu uma coisa que me deixou sem entender e triste,e a minha maneira de extravasar é escrever ou arrumar as gavetas- as gavetas estão arrumadas, então nasceu esse post mas...


Até o próximo post quando eu me recuperar.



Postar um comentário

0 Comentários