#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Sobre surdez ou perda auditiva de qualquer nível-"Quando eu me aceito, eu me liberto do peso de precisar que você me aceite."

 




Oi gente,pelo post anterior obrigada pelas mensagens recebidas, pelo apoio, lotaram a minha caixa de email, hahaha.

Recebi mensagens da comunidade surda , de psicólogos, das costureiras, de quem acompanha o blog,mensagens no instagram, no facebook e até no linkedin!E ainda duas clínicas especializadas querem analisar o meu caso e pediram que eu enviasse minhas audiometrias para avaliação e consulta gratuita de cortesia. E uma Empresa de aparelhos auditivos me ofereceu 70% de desconto na aquisição de um novo, caso eu precise. Agradeci.


Agora os demais e-mails querem saber qual é o meu caso de surdez, qual foi a minha dificuldade que enfrentei, etc.




Vou contar resumidamente.

Nasci com os dois tímpanos perfurados,quem tem esse problema, os ouvidos costumam vazar pus ou sangue, quando infeccionado. Não pode deixar entrar água que infecciona, tempo frio também, é otite média severa recorrente.

Desde bebê sempre tive muita dor de ouvido e todos sabem quando inflama o ouvido, automaticamente dói, cabeça, garganta e dentes também . É uma dor insuportável.Meus pais viviam me levando ao otorrinolaringologista, audiometrias infindáveis,medicação, consultas, etc,



Existe cirurgia para reconstituir o tímpano, mas no meu caso não é indicado, já fui em vários especialistas e nenhum recomenda  pois a perfuração é muito grande e os médicos temem operar e agravar o problema e eu ter perda auditiva total.

timpanoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir perfurações no tímpano. O objeto do procedimento é fechar a membrana timpânica para que ela possa proteger o ouvido médio de agressões externas. Em alguns casos, ainda é necessário restaurar os ossículos do ouvido – martelo, bigorna e estribo – para melhorar a capacidade auditiva do paciente. 

Quando pequena, eu tinha muita dificuldade de entender que as pessoas falavam.

Na escola por não ouvir sentava na frente e mesmo assim não entendia nada do que falavam, no meu desespero eu tentava olhar para boca das pessoas e foi assim que aprendi leitura labial aos 7 anos de idade.

O principal motivo para eu não ouvir era porque  ouvia chiados e barulhos dentro da cabeça e o fato de o ouvido sempre com pus, isso fazia eu ouvir o barulho interno e sentia sempre os ouvidos interditados.

Sofri muito bullying não só por não ouvir, mas também pelo cheiro dos ouvidos que mesmo limpando cheirava mal.(Hoje não mais, graças a Deus).

Muitas vezes eu fingia que ouvia, concordava sem saber o que estavam falando, aí me chamavam de distraída, de mentirosa hahaha,criadora de histórias, etc.

Até meus irmãos riam de mim porque eu não ouvia nada no escuro e nem de costas (tenho melhor compreensão lendo a boca) dizendo que eu era a velha da praça é nossa, hoje a gente ri disso.

Isso nunca impediu de eu ser oralizada, mesmo porque ninguém se falava em libras naquela época.

Quanto à escola, é muito comum quem tem alguma deficiência tentar provar que são capazes (porque somos)- sempre fui bem na escola, tirava as notas mais altas. Tinha uma pessoa que eu sempre admirei por ser muito inteligente e me espelhava nela: A  minha irmã Ebes, embora ela diga que é ao contrário- por modéstia-acho...Nós duas éramos muito elogiadas pelo nosso desempenho nas salas de aula.

Minha irmã porque sempre foi inteligente e fazia tudo pela lógica e eu ralava de estudar para acompanhar😂😂😂

Para trabalhar eu não passava nos testes de fábrica, passava em todas as avaliações e era reprovada na audiometria.

Também não conseguia vaga para trabalhar como recepcionista ou telefonista(era a minha área de atuação na época)pois quando fazia o teste me reprovavam.Mudei para a área financeira nesse período.

Na vida social não tive muito problemas com isso depois que eu aprimorei a técnica de leitura labial, as pessoas falavam comigo até sem voz e eu entendia. Tanto que atualmente quando eu contei meu testemunho no GEL, as irmãs que me conheciam se espantaram em saber da minha história, pois quem vê cara , não vê surdez, só quem convive comigo é que sabe.Pessoas que lidam diretamente comigo como família, amigos e colaboradores.





 Mas um milagre aconteceu na minha vida: aos 19 anos Deus me converteu  em sonho e eu aceitei Jesus e eu me batizei na Congregação Cristã no Brasil (conto não para anunciar placa, mas porque é a doutrina que eu sigo até hoje) e poucos dias depois.Eu sonhei com duas mãos me operando. A partir daí nunca mais os meus ouvidos vazaram e nem sangraram. Os tímpanos continuam perfurados e quando fui ao médico eles me perguntaram quem tinha me operado, porque não tinha infeccção e nem vazamentos e ele disse  o que aconteceu comigo foi um milagre.


Atualmente Deus continua operando em mim, a última audiometria que eu fiz a médica me disse:

Seu caso surpreende a ciência,ao invés do seu ouvido estar piorando, ele está melhorando!

E me mostrou que o gráfico tinha que estar descendo(perdendo audição) e o meu estava subindo(ouvindo cada vez melhor).



Atualmente eu uso aparelho auditivo, porém só quando julgo necessário, porque usar muito faz com que infeccione os meu ouvidos.

E finalmente estou estudando Libras. Ressignificou a minha vida e trouxe muita alegria da minha vida.

Basicamente é isso. Até o próximo post.







Postar um comentário

0 Comentários