#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Queimação no lado esquerdo do peito ? Identifique possíveis causas


Às vezes, uma queimação no lado esquerdo do peito pode ser difícil de ser diagnosticada clinicamente. E ainda, queixas de dor e ou queimação no peito nunca devem ser banalizadas, já que elas podem ser o primeiro “sinal de alerta” de que algo está errado com o coração ou com o sistema vascular. Se por um lado a queimação do peito à esquerda pode ser um sintoma sem maiores consequências ao indivíduo, por outro lado, o fato de não procurar tratamento precoce pode resultar em complicações graves e danos permanentes.

Algumas situações demandam avaliação imediata em pronto-atendimento cardiológico:
a- Pacientes de risco para cardiopatia (idosos, obesos, fumantes, diabéticos ou pessoas que tenham histórico de problemas cardíacos na família)

b- Dor ou queimação no peito com algumas das características abaixo:
- dor no centro do peito ou na parte superior do abdome pela primeira vez;
- dor mais intensa do que o usual;
- dor que se inicia após esforço físico e que desaparece com repouso;
- dor que se irradia para o braço esquerdo ou para o pescoço;
- dor acompanhada de náuseas, suor frio, tontura, falta de ar ou desmaio.

Independentemente da origem da dor, o indivíduo deverá (se for o caso): a) parar de fumar; b) perder peso; c) reduzir ingesta de álcool; d) fazer reeducação alimentar; e) fazer exercícios físicos regulares; f) controlar o estresse; g) fazer higiene do sono;

O diagnóstico diferencial precisa ser feito, pois várias são as condições que podem cursar com dor/queimação no peito, como doenças clínicas (refluxo gastroesofágico e outras), cardíacas (angina, infarto e outras), transtornos psiquiátricos (ataques de pânico, fobias, estresse, e outras) e outras.

Condições que podem cursar com dor e ou queimação no peito:
Causas cardíacas
Angina (1) acomete pessoas com mais de 50 anos, provocada por excesso de esforço físico e que melhora com o repouso. 2) dor no peito quando o fluxo de sangue ao coração é reduzido); Ataque cardíaco, Infarto (pode se manifestar como uma dor cardíaca forte e fulminante); Pericardite (inflamação do revestimento que cobre o coração causando dor cortante e febre); Dissecção da aorta (emergência médica que causa dores rasgantes no peito e nas costas).
Causas respiratórias
Pneumonia (infecção no pulmão); pleurisia (inflamação nas pleuras pulmonares); embolia pulmonar (um coágulo sanguíneo que causa dor aguda especialmente ao respirar fundo ou tossir); Asma severa.

Causas digestivas
Gases (costumam cursar com dor queimante no peito); Refluxo gastresofágico (se caracteriza por azia, regurgitação, dor à deglutição e dores/queimação no peito); Azia (sensação de queimação atrás do esterno); Esofagite erosiva, Espasmos esofagianos e Acalasia (dor, queimação e dificuldade em engolir). Úlceras estomacais/ pépticas; problemas no pâncreas e vesícula (também podem causar dores no peito).


Causas psiquiátricas
Problemas de ansiedade (a ansiedade pode reduzir o limiar de dor e queimação); Ataque de pânico (similar a ataque cardíaco ou de asma, incluindo dores/queimação no peito).

Outras
• Trauma ou lesão às estruturas musculoesqueléticas na região peitoral; “Estiramentos” musculares; nervo machucado; tendão inflamado; Costela quebrada; Herpes zoster (infecção viral que pode começar com sensação de queimação no peito, abdômen ou costas); Trauma torácico.

Dra. Evelyn VinocurPSIQUIATRIA - CRM 303514/RJ
ESPECIALISTA MINHA VIDA

Postar um comentário

0 Comentários