#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

O que é cateterismo



cateterismo cardíaco é um exame invasivo, em geral realizado com o paciente sedado. É realizado através da introdução de um fino cateter nas artérias do braço ou da perna, conduzido até o coração.



 




Cateterismo é um procedimento médico em que um cateter fino e flexível é inserido no corpo através de uma abertura natural ou de uma incisão na pele. Os cateteres são tubos usados para diversas finalidades, como:

  1. Cateterismo cardíaco: Nesse procedimento, um cateter é introduzido nos vasos sanguíneos do coração para avaliar a função cardíaca, medir a pressão nas cavidades do coração ou realizar procedimentos terapêuticos, como angioplastia ou colocação de stents.

  2. Cateterismo vesical: É usado para drenar a urina da bexiga, geralmente em casos de retenção urinária ou para medir a produção de urina em pacientes críticos.

  3. Cateterismo vascular: É usado para acessar os vasos sanguíneos, geralmente as artérias, para medir a pressão sanguínea, injetar contraste para realização de estudos de imagem ou realizar procedimentos como angioplastia.

  4. Cateterismo das vias respiratórias: É usado para acessar as vias respiratórias, geralmente pela traqueia, para fornecer ventilação mecânica ou aspirar secreções.

  5. Cateterismo urinário central: É usado para acessar o sistema urinário superior, como os rins ou os ureteres, para obter amostras de urina ou tratar problemas como cálculos renais.

  6. Cateterismo cardíaco fetal: É usado para acessar o coração de um feto no útero, geralmente para avaliar problemas cardíacos congênitos.

O cateterismo é um procedimento médico comum e é realizado em condições estéreis para minimizar o risco de infecção. O tipo de cateter e o procedimento específico dependem da condição médica que está sendo tratada. É importante que um profissional de saúde execute o cateterismo e que o paciente seja informado sobre os riscos e benefícios do procedimento.




Postar um comentário

0 Comentários