#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

O que o xadrez ensina sobre a vida?

 

  1. O xadrez nos ensina a continuar tentando. Não importa como.
  2. O xadrez nos ensina que os fracassos são o trampolim para o sucesso.
  3. O xadrez nos ensina a estabelecer metas.
  4. O xadrez nos ensina a importância do planejamento.
  5. Jogar xadrez nos treina para pensar fora da caixa.
  1. O xadrez nos treina para agir.


6 lições de vida do jogo de xadrez





Há muito o que aprender em 64 casas – e a realidade é que algumas das lições mais importantes da vida podem ser aprendidas através do jogo de xadrez. Alguns dos princípios que você aprende como jogador de xadrez são muito úteis na tomada de decisões além do tabuleiro de xadrez.




Reconhecer oportunidade


Você não pode depender de seu oponente para fazer uma jogada ruim primeiro para poder fazer uma boa. O xadrez ensina que, assim como na vida, você precisa criar suas próprias oportunidades – e nunca esperar muito para fazer uma jogada, porque o momento perfeito pode nunca chegar ou chegar tarde demais. Seja no xadrez, nos esportes ou na vida, você é responsável por criar suas próprias oportunidades e deixar que suas habilidades falem.

Veja o panorama geral

No xadrez você tem que jogar com um propósito e ter em mente o panorama geral, sempre tentando pensar dois passos à frente. Assim como na vida, você precisa pensar no futuro para tomar as decisões certas agora. Pode parecer difícil, mas às vezes você só precisa seguir em frente. Fazer uma escolha difícil agora pode levar a uma grande recompensa mais tarde.

O fracasso nos ajuda a crescer

Nada nos ensina mais do que erros e fracassos. O aprendizado real e verdadeiro geralmente não é fácil e é normal falhar primeiro e aprender depois. Não importa o quão habilidoso você seja, você certamente perderá pelo menos algumas partidas de xadrez. Assim como na vida, assuma que cometerá erros – mas não deixe de aprender com eles – e não desista só porque ainda não consegue fazer algo!

Todas as ações têm consequências

Em um jogo de xadrez você aprenderá rapidamente que todas as suas ações têm consequências, sejam elas positivas ou negativas. No xadrez e na vida, cada movimento que você faz tem um propósito.

Aceite o fato de que coisas ruins acontecem

Às vezes você perde uma peça e o jogo fica drasticamente mais difícil do que o previsto. A vida nem sempre parece justa e coisas ruins acontecem, mas temos que aprender a lidar com isso, superar isso, aprender com isso e seguir em frente.

Sempre tenha um objetivo em mente

As metas fornecem algo para você trabalhar e se concentrar. No xadrez, você pode ter como objetivo melhorar sua classificação, dar xeque-mate em uma certa quantidade de movimentos ou experimentar uma nova tática. Assim como na vida, estabelecer metas (não importa quão grandes ou pequenas) lhe dá um motivo para trabalhar duro e um sucesso para comemorar quando essa meta for alcançada.


A importância do sacrifício - No xadrez, às vezes é necessário sacrificar uma peça ou trocar uma peça de alto valor em troca de uma peça de menor valor. 

E isso às vezes pode ser necessário para obter vantagem na parte posterior do jogo.



Da mesma forma, na vida, muitas vezes, temos que sacrificar algo que nos é caro em troca de conseguir algo melhor a longo prazo. 

Isso também pode implicar abandonar o vitimismo para abraçar osucesso.


Prepare, planeje, pratique e então AJA. 




Postar um comentário

0 Comentários