#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Eis a chave do sucesso para emagrecer: Como iniciar a reeducação alimentar e como montar o prato




Basicamente, o segredo do sucesso é saber estas 5 perguntinhas:  O que, quanto, quando, como e porque comer...


1.P: O que comer?






R: O nosso corpo precisa de 51 nutrientes para ter um funcionamento saudável. O cardápio da Meta me traz carboidratos, proteínas, fibras e gorduras em todas as refeições para suprir a necessidade desses nutrientes. Aqui tem praticamente de tudo, do básico (arroz, feijão, carne e salada) ao “supérfluo” (pizza, bolo, cerveja, Nutella e até brigadeiro). Tudo com muita sensatez.


Acima é um exemplo de reeducação alimentar, quanto mais variar, mais chances de sucesso para  emagrecer

2.P: Quanto comer?

R: A quantidade de cada alimento é algo bem detalhado, que precisaria ser visto com mais cuidado. Não é necessário ficar contando calorias  mas  no ínicio é bom  até aprender sobre os valores energético de cada alimento. Sempre bom olhas nos rótulos para ver sua composição, pois existem alimentos muito calóricos que não alimenta , te deixa com fome, e só te faz engordar.
Exemplo:no caso abaixo a refeição completa alimenta mais
Para se ter uma ideia, a soma diária das  refeições para quer quer emagrecer fica em torno de1200 a  1.800 calorias.(Depende doseu IMC, da sua taxa do metabolismo basal,idade, peso, etc) calcule o seu clicando  aqui .Não é pouco, mas é bem menos do que costumamos  consumir em épocas de descontrole ou simplesmente por comer sem fazer as escolhas corretas e viver a base de fast food, ou junk food.Por este motivo que devemos comer mais vezes comida de verdade e de vez em quando fast food.A comida de verdade tem nutrientes que regulam o corpo, saciam a fome com menos quantidade do que industrializados. não é só uma questão de calorias.
Café da manhã:
01 carboidrato+ 1suco ou café+ 1frutas+ 1 proteína


lanches
Basicamente os lanchinhos  são de poucas calorias: frutas, suco, iogurte com granola, que não ultrapasse 200 calorias





Almoço e jantar

No jantar pode tirar o arroz e aumente a quantidade de legumes, mas se achar que não consegue inicialmente, vá reduzindo aos poucos


Ceia


Pode ser leite, iogurte, chá , mingau, e algumas 3 bolachinhas, etc


3.P: Quando comer?

Resultado de imagem para comer de 3 em 3 horas

R: Tem uma lenda que diz que devemos comer de 3 em 3 horas. A idéia da Meta é manter um intervalo de, no mínimo, 5 horas pra que essas pequenas refeições de 3 horas não se transformem em grandes ceias! Também procura-se evitar que esse intervalo ultrapasse a 6 horas, o suficiente para não passar o dia sentado à mesa, nem chegar à refeição querendo devorar tudo o que ver pela frente. Se você é uma pessoa compulsiva e extremamente ansiosa, comer de três em três horas evita extrapolar no pico da fome.O ideal são 3 refeições principais café , almoço e jantar e os lanchinhos entre essas refeições, alimentos leves de pouca caloria: frutas, iogurtes,chás, sucos sem açucar ou 3 bolachinhas integrais




4.P: Como comer?
Resultado de imagem para mastigue bem
R.: O conselho  é mastigar devidamente cada alimento, respeitando o tempo de 20 minutos para cada refeição (nem muito abaixo, nem muito acima)

5.P: Por que comer?


Escala da Fome_SCP

R:  Esta pergunta que acredito que é  a chave.... o segredo! Se a ansiedade, a carência, a tristeza, a raiva, o tédio, a falta do que fazer, te faz atacar a geladeira e sair a procura do que comer,aqui está o motivo da obesidade: comer sem fome física, pois estará comendo por fome psicológicas .Se esses sentimentos confundem sua  cabeça, fazendo você achar que eu precisa comer, devo combater esse mal em duas frentes: controlar os motivos dessas emoções e, principalmente, os gatilhos que essas emoções disparam me levando à compulsão. Quando isso acontecer, se não houver jeito mesmo, beba um chá de camomila forte com adoçante ou suco de limão com adoçante, mas não se entregue! tente manter o foco.

Resultado de imagem para fome fisica ou psicológica

Algumas dicas para diferenciá-las:
  • Quando estiver na frente do próximo prato de comida, seja doce ou salgado, pergunte-se: estou comendo comida ou emoção?
  • Verifique se está comendo porque sente fome, culpa ou por carência afetiva;
  • Na sua próxima refeição, pergunte-se quem está no comando, você ou a comida;
  • A fome física geralmente aparece aos poucos e você consegue esperar, já a psicológica aparece de repente e parece urgente;
  • A fome física é satisfeita com qualquer tipo de comida, já a psicológica causa vontades específicas;
  • Na fome física, uma vez satisfeita você pára de comer, na psicológica, você come mais do que normalmente comeria e sente-se desconfortavelmente cheia;
  • A fome física não causa culpa, a fome psicológica deixa você se sentindo culpada, brava consigo mesma.


Lembre-se!
Coma para viver, evite viver para comer. Comer é uma grande fonte de satisfação e prazer. Quando essa relação de prazer se torna um mecanismo para compensar nossas carências e frustrações criamos uma relação perigosa com a comida.


Este post continua... teremos listas de substuição qual a  forma de emagrecimento para cada biotipo.Até lá...

Postar um comentário

0 Comentários