#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

13 razões pelas quais sua urina cheira mal

 


O cheiro de urina  geralmente é bastante neutro se você beber o suficiente (geralmente cerca de um e meio a dois litros por dia) e esvaziar a bexiga em intervalos regulares. Mas às vezes até a urina fresca pode ter um cheiro forte e podem haver várias razões para isso.

  1.  Você está desidratado.Não está bebendo água suficiente. "Quando seu corpo está desidratado , a urina tem um odor forte e parece de cor escura"
  2. Você comeu algo com um cheiro forte.
Aspargos, peixe ou outros e uma dieta rica em sal também pode tornar a urina mais concentrada, porque o sódio retira água de suas células para o sangue (em um esforço para diluir o sal no sangue).
3.Você acabou de tomar um café.

Algumas pessoas "podem notar um odor  quando consomem café", da Urology Cancer Specialists em Los Angeles. Esse odor é devido aos metabólitos do café (também conhecidos como subprodutos do café depois que ele é decomposto em seu corpo).

4.Você tem uma infecção do trato urinário.

O motivo médico mais comum para o xixi malcheiroso é uma infecção do trato urinário (ITU), porque sua uretra tendem a ser mais curtas (se for mulher), convidando mais bactérias a entrar na bexiga. Na verdade, o xixi com um forte cheiro de amônia, ou urina com um cheiro levemente adocicado, costuma ser a primeira indicação de que você tem uma ITU.

Basicamente, o odor estranho da urina é culpa da bactéria (porque a bactéria é o que causa as ITUs em primeiro lugar). Essa bactéria também é o que faz sua urina parecer turva ou com sangue e dá aquela sensação de queimação ao urinar, de acordo com OWH . Se você suspeitar de uma infecção do trato urinário, converse com seu médico imediatamente para que possa começar a tomar um antibiótióticos.

5.Você pode ter diabetes ou pré-diabetes.
Uma das primeiras formas pelas quais o diabetes se manifesta é no banheiro, fazendo com que você tenha que urinar com mais freqüência.
Como o seu corpo não processa o açúcar da mesma forma que os outros, você também pode ter urina "frutada" ou com cheiro doce, graças ao açúcar extra que é excretado pelos rins. Provavelmente, a urina com cheiro doce será um sinal de diabetes tipo 2 - o tipo que ocorre quando seu corpo não usa bem a insulina e, portanto, não consegue regular o açúcar no sangue, em vez do tipo 1, que é muito mais raro e ocorre quando o corpo de alguém não produz insulina. O diabetes tipo 2 é normalmente diagnosticado em adultos, de acordo com o CDC , porque se desenvolve ao longo de muitos anos.

Portanto, se você estiver sentindo o cheiro de xixi frutado quando adulto, é possível que o diabetes tipo 2 seja o culpado. 

6. Você usa produtos como duchas.

A ducha higiênica não apenas limpa sua vagina, mas também pode bagunçar o microbioma (também conhecido como o ambiente de bactérias saudáveis) de toda a área genital, piorando os cheiros em vez de melhorá-los, diz o Dr. Ross. E isso inclui o cheiro do seu xixi.
Além disso, bagunçar esse ambiente delicado pode, na verdade, dobrar o risco de câncer de ovário.


7. Você tem pedras nos rins.


Pedras nos rins são massas duras que podem se formar nos rins quando certos produtos químicos na urina começam a cristalizar.  pedras nos rins são feitas de urina.

8. Você tem uma infecção por fungos.

As infecções fúngicas que coçam ocorrem quando um fungo natural que vive na vagina tem a chance de crescer selvagem. Cada pessoa tem um microbioma vaginal diferente, mas algumas maneiras pelas quais o fermento dá a dica de que é hora de festa é quando você toma antibióticos, está grávida, tem diabetes não controlada, tem um sistema imunológico debilitado ou começa a tomar anticoncepcional hormonal ou hormônios prescritos para a menopausa, de acordo com a Mayo Clinic .
 Infecções por fungos vêm com um cheiro característico de “fermento”, graças ao desequilíbrio das bactérias vaginais, diz o Dr. Ross. Embora, sim, as infecções por fungos estejam tecnicamente na sua vagina, porque a sua uretra está tão perto, sua urina pode captar o cheiro também.

9. Você realmente tem uma doença genética não diagnosticada.

Este é provavelmente o cenário menos provável aqui, mas certos distúrbios genéticos estão associados a um mau odor de urina. Se o seu xixi estiver com cheiro “ruim”, “azedo” ou “peixe”, você pode ter uma condição médica chamada trimetilaminúria, que causa um odor corporal terrível, não importa o quanto você escove os dentes, tome banho ou tome banho.

10. Você está grávida.

Aqui está um fato engraçado: as mudanças hormonais que tornam possível o crescimento de um bebê - estrogênio e progesterona - podem fazer seu xixi cheirar um pouco diferente ... para você, pelo menos.

11. Você está ovulando.

Os mesmos hormônios que geram um bebê (novamente, estrogênio e progesterona) também atuam durante seu ciclo normal, embora em menor escala, diz o Dr. Ross. Isso significa que você pode estar mais ciente do cheiro do seu próprio xixi quando está ovulando - embora não haja nada de estranho no odor da urina.

12. Você pode ter  
infecções sexualmente transmissíveis

Como se as infecções sexualmente transmissíveis não fossem PREJUDICIAIS o suficiente algumas delas também podem causar urina com mau cheirO.

A clamídia é o culpado mais comum, seguido pela tricomoníase, um parasita sexualmente transmissível. Ambos geralmente não apresentam sintomas ou apresentam sintomas muito leves no início (por isso é tão importante fazer o teste regularmente para DSTs) - espere muito tempo e eles podem progredir, tornando o xixi fedorento o menor dos seus problemas.

Quando você apresenta sintomas, a clamídia pode causar corrimento vaginal anormal e uma sensação de queimação ao urinar, enquanto a tricomoníase também pode causar uma mudança no corrimento vaginal e desconforto ao urinar, bem como coceira, queimação, vermelhidão ou dor na área genital.




Os diferentes cheiros na urina.

No passado, a urina era usada para diagnosticar doenças e fornecer pistas sobre se algo estava errado no corpo. Hoje, junto com a cor e os sintomas, o cheiro na urina pode ajudar a indicar saúde ou doença. O cheiro pode ser descrito de muitas maneiras diferentes; por exemplo, que tem um cheiro doce ou que cheira a peixe, amônia ou álcool.

O que causa um cheiro forte ou estranho na urina?

Pode haver vários motivos pelos quais a urina tem um cheiro desagradável e mais intenso. Abaixo estão alguns exemplos do que pode causar um cheiro forte na urina.

Alimentos e medicamentos podem afetar o cheiro na urina

O cheiro na urina está fortemente ligado ao que comemos. Alimentos picantes podem tornar o cheiro de urina mais forte, enquanto aspargos, café e alho, por exemplo, conferem um odor mais característico. Remédios como a penicilina também podem afetar o cheiro da urina. No entanto, tudo isso é totalmente inofensivo. O cheiro na urina desaparece quando o alimento ou medicamento em questão deixa o corpo. 

A desidratação pode causar um forte cheiro de urina

Quando você não bebe água suficiente, a urina fica mais concentrada - isso se reflete em sua cor e cheiro. Se a urina for de cor escura com um cheiro forte, isso pode indicar desidratação. 
A urina altamente concentrada, causada pela baixa ingestão de líquidos, costuma ter um cheiro forte. Quando a urina está muito concentrada, ela também irrita o revestimento da bexiga. Isso pode causar sintomas de fissura, que são caracterizados por uma necessidade frequente de ir ao banheiro. 
 
As condições que podem levar à desidratação incluem febre, doença renal, diarréia ou vômito. Qualquer pessoa pode ficar desidratada, mas algumas pessoas correm mais risco, por exemplo, crianças pequenas, idosos ou pessoas com doenças crônicas. Se você suspeita de desidratação, em você ou nos outros, é importante agir. Sempre certifique-se de que você ou aqueles de quem você cuida recebem líquidos suficientes. 
 
A urina com cheiro forte, escura e turva pode ser confundida com sintomas de infecção do trato urinário ou a chamada Bacteriúria Assintomática (ver abaixo).

Bactérias na urina

Cientistas descobriram recentemente que o trato urinário tem sua própria microflora. Isso significa que a maioria das pessoas tem pequenas quantidades de bactérias na urina. No entanto, isso é normal e não causa nenhum desconforto. Pesquisas estão em andamento para descobrir a composição dessa flora, se ela é estável ou não e se pode ajudar a prevenir infecções causadas por outras bactérias indesejáveis.

Quando cheira a urina, pode ser uma infecção do trato urinário

Às vezes, bactérias indesejadas podem entrar no trato urinário e causar uma infecção - infecção do trato urinário ou cistite. Isso geralmente é causado pela bactéria Escherichia coli, que ocorre naturalmente no intestino e que às vezes entra na uretra e sobe pelo trato urinário. Nas mulheres, uma infecção urinária ou da bexiga ocorre com mais frequência porque a uretra é mais curta e mais próxima do ânus. Além de bactérias, vírus ou fungos podem desencadear uma infecção. A bactéria invasora se desenvolve na urina e se multiplica rapidamente, causando uma infecção, que pode resultar em um cheiro desagradável. 
 
Os sintomas de uma infecção do trato urinário ou cistite podem incluir:
 
  • dor ou sensação de queimação ao urinar
  • aumento da frequência e desejo de urinar
  • vestígios de sangue na urina
  • urina escura, turva ou com cheiro forte
Leia mais sobre a infecção do trato urinário aqui

Cheiro na urina causado por bacteriúria assintomática

Também é possível que um grande número de bactérias possa povoar o trato urinário. As bactérias são geralmente de tipos diferentes e não são especialmente prejudiciais. Isso significa que eles podem estar presentes sem causar problemas, além de tornar o cheiro da urina desagradável. Esta condição é conhecida como Bacteriúria Assintomática (ASB) ou bactéria 'amigável'. Essas bactérias são mais comuns em idosos, mulheres e pessoas com diabetes ou cateteres. Essa condição geralmente não é tratada com antibióticos. Isso ocorre porque, se o equilíbrio da flora for alterado, o tratamento com antibióticos pode permitir o florescimento de outras bactérias que são mais difíceis de tratar. 

Diabetes e o cheiro na urina

Para pessoas com diabetes e com um nível de glicose no sangue muito alto, os rins eliminam o excesso de açúcar pela urina. Isso faz com que o cheiro da urina seja doce. Outros sintomas de açúcar elevado no sangue são sentir muita sede e urinar com frequência. Se tiver sintomas de açúcar elevado no sangue, deve contactar o seu médico.

Cheiro forte de urina: quando consultar um médico

Se a urina cheira mal, não significa necessariamente que algo está errado. No entanto, se o cheiro na urina durar muito tempo e não puder ser atribuído a certos alimentos ou medicamentos, e você estiver preocupado com os sintomas, a causa deve ser investigada. Se a cor da urina mudou, se há dor ao urinar ou mesmo sangue na urina, é necessário um diagnóstico mais completo. Se você está preocupado, deve entrar em contato com seu médico.
 
Se houver um cheiro desagradável nos órgãos genitais, isso pode ser causado, por exemplo, por um desequilíbrio bacteriano. As razões para isso podem ser higiene excessiva, tratamento com antibióticos ou o uso de sabonetes agressivos.
 
A pele saudável é mais resistente a infecções. Portanto, é essencial manter a área genital limpa e saudável para manter ou melhorar a capacidade da pele de se proteger contra infecções. Para evitar odores desagradáveis, você não deve apenas pensar em como evitar uma infecção do trato urinário, mas também incluir um bom regime de cuidados com a pele, por exemplo, usando produtos para a pele projetados especificamente para cuidados íntimos que mantêm a pele em boas condições. 
 
Para reduzir o risco de infecção, é importante:
 
  • Fique extremamente atento se houver história anterior de infecção do trato urinário ou se uma pessoa foi avaliada como estando em risco.
  • Beba líquidos suficientes para se manter devidamente hidratado 
  • Tente evitar a exposição prolongada da pele à urina (ou seja, produtos para incontinência úmida contendo muita urina)
  • Use produtos com materiais que mantenham a pele seca (por exemplo, absorvendo a urina no núcleo do produto para mantê-la longe da pele).
  • Use rotinas de toalete que facilitem o esvaziamento completo da bexiga e intestinos, uma vez que a urina residual pode representar um risco de infecção do trato urinário. 
  • Limpe da frente para trás após a evacuação, para evitar a transferência de bactérias intestinais para o trato urinário.
  • Remova produtos sujos com fezes imediatamente - da frente para trás. 
  • Evite áreas sensíveis ao sabão ásperas em torno dos órgãos genitais, pois pode causar desequilíbrio e irritação. Escolha sempre produtos para a pele e limpeza com pH baixo (pH 4,0-6,0). Isso é especialmente importante para peles envelhecidas e sensíveis. 
  • Use creme de lavagem TENA ou luvas de lavagem úmida para limpar a pele frágil e creme de barreira TENA para proteção extra da pele. 
  • Seque a pele suavemente após a limpeza e antes de colocar um novo produto para incontinência, uma vez que as bactérias crescem melhor em áreas úmidas. Exponha ao ar, se possível.

O cheiro da urina pode fornecer informações importantes

Resumindo: quando o cheiro na urina muda, pode ser um indicador importante de muitas coisas. A causa pode ser inofensiva, como uma grande porção de aspargos para o almoço. Mas também pode ser desidratação ou infecção que faz com que a urina tenha um cheiro incomum. Um nariz atento, junto com um olhar atento para outros sintomas, pode fornecer dicas valiosas - e, se necessário, levar a um pedido de diagnóstico médico. 

Auditado por Josefine Grandin, enfermeira distrital, uroterapeuta.

Postar um comentário

0 Comentários