#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

COMO TROCAR OS ULTRAPROCESSADOS | Parte 2: Trocas Saudáveis |






Alimentos processados ​​não são apenas refeições de micro-ondas e refeições prontas.

Um alimento processado é qualquer alimento que foi alterado de alguma forma durante o preparo.

O processamento de alimentos pode ser tão básico quanto:
congelando
conservas
cozimento
secagem

Nem todos os alimentos processados ​​são prejudiciais à saúde, mas alguns alimentos processados ​​podem conter altos níveis de sal, açúcar e gordura.




Os alimentos processados ​​são geralmente considerados inferiores aos alimentos não processados. Eles podem trazer à mente um alimento embalado contendo muitos ingredientes, talvez até mesmo cores e sabores artificiais ou outros aditivos químicos. Frequentemente chamados de alimentos de conveniência ou pré-preparados, os alimentos processados ​​são sugeridos como contribuintes para a epidemia de obesidade e o aumento da prevalência de doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes. No entanto, a definição de um alimento processado varia amplamente, dependendo da fonte:






MARINA MORAIS
nutricionista





Tipos de processamento de alimentos


Um sistema popular para classificar alimentos processados ​​foi introduzido em 2009, denominado classificação NOVA. Ele lista quatro categorias que detalham o grau em que um alimento é processado:

Alimentos não processados ​​ou minimamente processados
Alimentos não processados ​​incluem as partes naturais dos alimentos comestíveis de plantas e animais. Alimentos minimamente processados ​​foram ligeiramente alterados para o propósito principal de preservação, mas isso não altera substancialmente o conteúdo nutricional dos alimentos. Os exemplos incluem limpeza e remoção de peças não comestíveis ou indesejadas, trituração, refrigeração, pasteurização, fermentação, congelamento e embalagem a vácuo. Isso permite que o alimento seja armazenado por mais tempo e seja seguro para comer. Muitas frutas frescas, vegetais, grãos inteiros, nozes, carnes e leite se enquadram nesta categoria.


Ingredientes culinários processados
Ingredientes alimentícios derivados de alimentos minimamente processados ​​por prensagem, refino, ou moagem. Eles normalmente não são consumidos sozinhos, mas usados ​​para preparar alimentos minimamente processados. Os exemplos incluem óleos de plantas, sementes e nozes, ou farinha e massas formadas a partir de grãos inteiros.


  •  

Alimentos processados

Alimentos de qualquer um dos dois grupos anteriores que adicionaram sal, açúcar ou gorduras. Algumas frutas e vegetais enlatados, alguns queijos, pão fresco e peixes enlatados são exemplos. Esses alimentos geralmente são feitos de pelo menos 2-3 ingredientes e podem ser consumidos facilmente sem preparação adicional.


Alimentos ultra processados
Também comumente referidos como "alimentos altamente processados", são alimentos do grupo anterior que vão além da incorporação de sal, adoçantes ou gordura para incluir cores e sabores artificiais e conservantes que promovem a estabilidade de prateleira, preservam a textura e aumentam a palatabilidade. Várias etapas de processamento usando vários ingredientes compõem o alimento ultra processado. Especula-se que esses alimentos são projetados especificamente para aumentar o desejo, de modo que as pessoas os comam demais e comprem mais. Eles são tipicamente prontos para comer com preparação adicional mínima. Nem todos, mas alguns desses alimentos tendem a ser pobres em fibras e nutrientes. Exemplos são bebidas açucaradas, biscoitos, alguns biscoitos, batatas fritas e cereais matinais, alguns jantares congelados e carnes frias. Esses alimentos podem substituir parcialmente, se não completamente, alimentos minimamente processados ​​na dieta de algumas pessoas. Um estudo nos Estados Unidos, descobriu que os alimentos ultra processados ​​representavam cerca de 60% do total de calorias na dieta dos EUA.  Foi sugerida uma associação entre o aumento das vendas de alimentos ultra processados ​​e o aumento da obesidade. 


Postar um comentário

0 Comentários