#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Voce sabe perdoar?


Aprendendo a perdoar. Aprender a perdoar aqueles que nos machucam é uma habilidade essencial para a vida, porque ajuda a desenvolver a maturidade interior, nos liberta da escravidão emocional da outra pessoa e nos ajuda a desenvolver o poder de seguir em frente .



Como chego a um estado de perdão?

  • O perdão é um compromisso com um processo personalizado de mudança. Para passar do sofrimento ao perdão, você precisa reconhecer o valor do perdão e como ele pode melhorar sua vida, identificar quem precisa ser perdoado e para quê, conhecer os danos causados a você e como elas afetam seu comportamento e trabalhar para liberá-las.

Escolher perdoar a pessoa que o ofendeu, é curar a si mesmo e se afastar do papel de vítima tirar o poder da pessoa com a  situação ofensora da sua vida.



O perdão pode ser desafiador, especialmente se a pessoa que o magoou não admitir que está errado. Para perdoar alguém, muitas vezes precisamos praticar empatia e mudar o nosso ponto de vista para o da outra pessoa, ou seja: ver com os olhos dela.


Pergunte a si mesmo: por que ele ou ela se comportaria dessa maneira? Como eu reagiria nessa situação?
Reflita sobre as vezes em que você magoou os outros e sobre aqueles que o perdoaram. Muitas vezes mesmo perdoando, precisamos orar muito para se libertar da mágoa.

Esteja ciente de que o perdão é um processo, 

Se o evento doloroso envolveu alguém cujo relacionamento você valoriza seja amoroso, de amizade ou familiar, o perdão pode não  levar à reconciliação, mas te trará paz. 


E se a pessoa que estou perdoando não mudar?

Tem gente que perdoa e espera que as pessoas mudem seu comportamento depois disso. Isso raramente acontece porque o objetivo do perdão é se libertar da mágoa e não transformar o comportamento de outra pessoa.






 Pense no perdão mais sobre como ele pode mudar sua vida – trazendo paz, felicidade e cura emocional e espiritual. O perdão pode tirar o poder que a outra pessoa continua a exercer em sua vida.

E se for eu quem precisa de perdão?

O primeiro passo é avaliar  e reconhecer os erros que você fez e como eles afetaram os outros. E peça perdão – sem dar desculpas.

Lembre-se, no entanto, você não pode forçar alguém a perdoá-lo.  Aconteça o que acontecer, comprometa-se a tratar os outros com compaixão, empatia e respeito.

Para refletir:

 A filha chegou para o pai e disse: Pai, não aguento mais a minha vizinha!

Quero matá-la, mas tenho medo que descubram.
O senhor pode me ajudar?

O pai respondeu: Posso sim meu amor, mas tem um porém...Você vai ter que fazer as pazes com ela para que ninguém desconfie que foi você, quando ela morrer.

Vai ter que cuidar muito bem dela, ser gentil, agradecida, paciente, carinhosa, menos egoísta, retribuir sempre, escutar mais...Tá vendo este pózinho aqui?

Todos os dias você vai colocar um pouco na comida dela. Assim, ela vai morrer aos poucos.

Passado os 30 dias, a filha voltou e disse ao pai: Eu não quero mais que ela morra!
Eu passei a amá-la. E agora? Como eu faço para cortar o efeito do veneno?

O pai, então, respondeu: Não se preocupe! O que eu te dei foi pó de arroz.

Ela não vai morrer, pois o veneno estava em você!

Moral da história

Não vale a pena guardar mágoas ou ficar remoendo dissabores, porque nem tudo que parece é realmente.

E nem tudo é feito intencionalmente.

Devemos Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final.


Como dizia Caio Fernando de Abreu: Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (...) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo."


Quando alimentamos rancores, morremos aos poucos. Que possamos fazer as pazes conosco e com quem nos ofendeu.

Que possamos tratar aos outros, como gostaríamos de ser tratados.

Que possamos ter a iniciativa de amar, de dar, de doar, de servir, de presentear...e não só a de querer ganhar, ser servido, tirar vantagem e explorar o outro.

Que o amor de Deus nos alcance todos os dias, pois não sabemos se teremos tempo de nos purificarmos com este antídoto chamado perdão.


Quando alguém com quem você se importa o machuca, você pode se apegar à raiva, ressentimento e pensamentos de vingança – ou abraçar o perdão e seguir em frente.
E você? já perdoou hoje?

Postar um comentário

0 Comentários