#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Filhos com depressão: como lidar? 14 dicas de enfrentamento









Como mãe, você precisa estar preparada para lidar com problemas – grandes e pequenos. 

Se você suspeita que seu/sua filho/a possa estar sofrendo de depressão, aqui estão alguns passos que você pode tomar. 

Aprenda A Reconhecer Os Sinais De Alerta


  • Baixa auto-estima
  • Cancelamento
  • Falta de interesse
  • Desesperança
  • Deterioração do sucesso acadêmico
  • Mudanças drásticas nos hábitos alimentares (muito pouco ou muito)
  • Sentindo-se culpado e envergonhado
  • Falta de energia e motivação
  • Fadiga e dores
  • Pensamentos de suicídio e morte

Se o seu filho estiver enfrentando um ou uma combinação desses sintomas, ele pode precisar de ajuda profissional.

Obtenha Ajuda Profissional 


Abaixo algumas dicas obtidas por  profissionais:



 1. Faça ela saber que terá apoio, mas é um problema a ser superado.

Ela não está sozinha em seus sentimentos e não é um caso perdido. Dito isso, ela é responsável por se sentir melhor. Ela pode e terá o seu apoio, mas no final das contas ela é a única pessoa que pode fazer qualquer coisa para mudar seu humor e aliviar sua tristeza.

2. Fale com alguém sobre sua tristeza.
Mesmo as crianças mais capazes precisam de apoio. Não importa o que aconteça, sua filha deve falar com alguém em quem ela confie. É muito importante que ela aceite e compartilhe seus sentimentos, pois isso a ajudará a se sentir menos sozinha.
Ela precisa saber que não importa o que ela possa sentir agora, ela tem o amor e o apoio de um grupo de pessoas e que falar sobre sua tristeza ajudará a resolvê-la.

3. Tente não se isolar.
Quando se tem um nível de tristeza prejudicial à saúde, até mesmo sair da cama pela manhã pode ser difícil. O problema é que isolar-se só piora a tristeza. Sua filha deve fazer um esforço real para permanecer social, mesmo que seja a última coisa que ela queira fazer. Estar fora do mundo a fará se sentir muito melhor.
É importante manter amizades, especialmente com amigos otimistas e ativos que fazem seu filho se sentir bem consigo mesmo. Isso é útil porque esses amigos podem:
- ouvir e conversar com ela sobre seus sentimentos.
- lembre-a de que as coisas podem melhorar e que estão lá para ela nos altos e baixos.
- ajude-a a ver o que há de bom em sua vida, mesmo que seja difícil para ela perceber.
- faça companhia à sua filha e faça coisas agradáveis ou relaxantes com ela.
- eles podem dar elogios honestos à sua filha e ajudá-la a encontrar motivos para rir ou sorrir.

4. Mantenha seu corpo saudável.
Fazer escolhas saudáveis de estilo de vida pode fazer maravilhas pelo humor de sua filha. Coisas como dormir o suficiente, juntamente com uma dieta saudável e exercícios, podem aliviar os sintomas de tristeza. Quando nos exercitamos, nossos cérebros são inundados com endorfinas, fazendo com que a pessoa se sinta instantaneamente mais feliz. Diga a sua filha para praticar esportes, andar de bicicleta ou fazer aulas de dança. Qualquer atividade ajuda, mesmo uma curta caminhada pode ser benéfica.

5. Evite álcool e drogas.
Sua filha pode ficar tentada a beber ou usar drogas em um esforço para escapar de seus sentimentos e obter um “impulso de humor”. É importante que ela saiba que beber e usar drogas farão com que ela se sinta pior e não melhor a longo prazo.
6. Peça ajuda se ela estiver estressada.
Estresse e preocupação podem afetar muito uma pessoa já triste. Você deve encorajar sua filha a falar com um professor ou orientador escolar se seus exames ou aulas parecerem opressores.

7. Utilize a autoexpressão criativa.
É muito benéfico para sua filha canalizar seus sentimentos por meio da arte, da música ou do diário. Isso, junto com exercícios diários, meditação, exposição à luz solar e concentração em emoções positivas, pode afetar a atividade do cérebro de forma a restaurar o humor e o bem-estar.

8. Ensine-a a ter consciência de seus sentimentos.
Para garantir que a mente de sua filha não seja um trem descontrolado de pensamentos tristes, incentive-a a praticar exercícios de atenção plena projetados especificamente para perceber como ela se sente e por quê. Ela deve identificar seus problemas e pensamentos negativos, mas não insistir neles. Em vez disso, ela deve aprender a aceitar o que está sentindo e lembrar a si mesma que sua tristeza passará e que ela se sentirá melhor em breve.
9. Seja positivo.
O mais importante ao tentar superar um episódio excessivo e doentio de tristeza é manter uma atitude positiva e pensar positivamente. Cada vez que sua filha sente uma pontada de tristeza, ela deve pensar em uma ou duas coisas boas sobre ela ou sua vida. Sempre há algo bom - ela só precisa procurar!
10. Coloque-se de bom humor.
Ensine sua filha a se livrar de um episódio de tristeza excessiva fazendo coisas que a deixem com um humor mais positivo. Uma ótima maneira de fazer isso é encontrar algo para rir, como assistir a um filme engraçado.
11. Pense em soluções.
Encontrar maneiras de resolver um problema ou lidar com uma situação pode ajudar seu filho a se sentir forte e confiante em si mesmo. É difícil ficar triste quando ela se sente tão capaz!

12. Ajude-a a identificar as habilidades de enfrentamento.
Você deve ensinar a sua filha que lidar com seus sentimentos de tristeza é uma habilidade que ela pode aprender. Uma habilidade baseada em um conjunto de comportamentos repetíveis, não sorte ou truque de mágica. Depois que ela entender isso, a próxima etapa é fazer com que ela identifique os problemas e desenvolva as ferramentas comportamentais para lidar com eles.
Se você perguntar a sua filha: “quais são suas habilidades para lidar com sua tristeza”, e ela responder: “vou para o meu quarto. Eu escuto um pouco de música. Eu conto até dez. ” o que é ótimo! Mostra que ela criou um conjunto prático de etapas comportamentais a seguir que a farão se sentir melhor.Mas procure monitorá-la e não se ausentar por muito tempo, acompanhe a sua evolução e dê apoio.




Dê Apoio Emocional Ao Seu Filho

Seu filho precisa de apoio emocional e você precisa ser a pessoa número um. O apoio emocional da família é o alicerce de novas relações sociais. Mas, como você consegue estabelecer esse tipo de base firme?
  1. Passe tempo de qualidade com seu filho
  2. Incentive conversas abertas e honestas
  3. Ouça o que seu filho tem a dizer
  4. Reconheça suas lutas internas

Mostrar apoio, sem ser agressivo, pode ajudá-lo a ganhar a confiança de seu filho, permitindo que ele fale sobre seus problemas e preocupações quando surgirem. Isso ajudará você a identificar possíveis sinais de alerta e reagir de acordo.



13. Incentive seu filho a entrar na terapia.

A terapia da conversa, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental, pode ajudar seu filho a romper com os padrões de pensamento negativos e de auto-ódio que são gerados pela depressão. 

14. Seja paciente.

Isso não vai virar da noite para o dia. Se você sentir que precisa de ajuda para lidar com a situação, tente terapia individual ou aconselhamento familiar.

Veja mais dicas aqui e aqui

Postar um comentário

0 Comentários