#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Armadilhas do pensamento: Quando você acha que tem razão, que está certo e na verdade não está...😮






Distorções cognitivas são as maneiras pelas quais nossa mente nos convence de uma coisa quando na realidade é completamente falso.

 Esses pensamentos imprecisos geralmente são usados ​​para reforçar padrões de pensamento negativo – esses pensamentos são irracionais ou simplesmente errados. 

Na verdade, não é o evento em si que causa sentimentos de negatividade; é sua resposta ao evento – sua mentalidade.


 você pode superar essas armadilhas de pensamento aprendendo a perceber e identificar quando está usando uma distorção cognitiva,  você deve contestar esse pensamento negativo repetidamente, ele diminuirá lentamente ao longo do tempo e será automaticamente substituído por um pensamento mais racional e equilibrado. 


Leitura de mente

Pensar que sabemos o que estão pensando de nós é uma armadilha porque 
ninguém pode ler mentes e nunca podemos realmente saber o que os outros estão pensando! 

Pior ainda, com esse tipo de pensamento podemos agir de forma que se afastem de nós o que é mais uma evidência para a crença negativa (“Eu sabia que eles me odiavam”).


Exemplos: “Eles estão todos tirando sarro de mim pelas minhas costas”. “Ela está entediada de sair comigo”.

Adivinhação

Semelhante à leitura da mente, a adivinhação ocorre quando prevemos que as coisas vão acabar mal. Quando acreditamos que o futuro já está definido e negativo, muitas vezes agimos como se fosse, o que pode ser uma profecia auto-realizável mais uma vez.


Exemplo: “Só sei que vou reprovar no meu exame”



Pensamento em preto e branco tipo 8/80

Essa armadilha ocorre quando apenas olhamos para as situações em termos de um extremo ou outro. Uma situação é boa ou ruim, sucesso ou fracasso – não há meio termo. E se você ficar aquém de suas expectativas, você se vê como um fracasso total. Você ter um pequeno contratempo e tudo que você precisa fazer é tentar de novo amanhã.


Exemplo: “Eu planejava comer apenas alimentos saudáveis, mas comi um pedaço de chocolate. Agora minha dieta está arruinada para sempre!”
Não! Você apenas comeu um chocolate e passou o maior tempo comendo saudável, o que já é um progresso!

Filtrando

A filtragem envolve apenas prestar atenção aos aspectos negativos de uma situação, ignorando todos os positivos.  Isso nos impede de olhar para todos os aspectos de uma situação e tirar uma conclusão mais equilibrada.


Exemplo: “Todo mundo odiou minha apresentação porque Jack parecia entediado, embora muitas outras pessoas parecessem engajadas e me elogiassem”

Catastrofização


Essa armadilha envolve imaginar que a pior coisa possível está prestes a acontecer e prever que você não será capaz de lidar com isso quando, na realidade, o pior cenário geralmente nunca acontece e, mesmo que acontecesse, você provavelmente seria capaz de lidar. Essa distorção cognitiva também é conhecida como ampliação, e também pode surgir como seu oposto, minimizadora. A ampliação ocorre quando você exagera a importância de eventos insignificantes ou os resultados possíveis. A minimização ocorre quando você encolhe incorretamente a importância de eventos significativos ou qualidades positivas até que pareçam pequenos e insignificantes.




Generalização excessiva


A generalização excessiva é quando você conclui que um único evento negativo é, na verdade, parte de uma série de eventos negativos intermináveis. Se algo ruim acontecer, você acredita que é provável que aconteça de novo e de novo.


Exemplo: Se você tiver um dia ruim e depois concluir que todos os dias serão iguais ;

Marcação

Uma forma extrema de generalização, a rotulagem ocorre quando você atribui um rótulo negativo a si mesmo ou a outra pessoa, em vez de reconhecer que foi apenas um único evento ou erro. Todo mundo comete erros e somos muito complexos para serem descritos por uma palavra.


Exemplo: “Eu sou um fracasso” em vez de “Eu falhei naquela vez”

Personalização

A personalização é uma distorção em que você acredita que tudo o que os outros fazem ou dizem é algum tipo de reação direta e pessoal a algo que você disse ou fez. Você acaba levando tudo para o lado pessoal quando na realidade não tem nada a ver com você. Além disso, você também pode se ver como a causa de algum evento externo negativo que aconteceu, mesmo que você definitivamente não tenha sido responsável.



Declarações 

É quando você tem regras rígidas sobre como você ou outros devem e não devem se comportar. E quando não age da forma declarada, você se sente impotente e  acabam impedindo que  dê passos significativos para melhorar sua vida, só porque você agiu diferente do que se propôs; semelhante ao pensamento preto e branco anterior.


Exemplo: “Eu não deveria comer junk food novamente”

Raciocínio emocional

Uma das armadilhas de pensamento mais comuns em que caímos é o raciocínio emocional: tomar nossas emoções como evidência da verdade. Quando você usa o raciocínio emocional, o que quer que esteja sentindo no momento é acreditado como verdade automática e incondicionalmente, independentemente das evidências. Isso pode ser muito prejudicial porque cria um loop: você pensa algo negativo, faz você se sentir mal, então você pensa algo negativo, o que faz você se sentir ainda pior – é uma lógica circular perigosa.


Exemplo: Se me sinto estúpido e chato, então devo ser estúpido e chato.

Controlar falácias


Essa armadilha de pensamento envolve duas crenças semelhantes sobre estar no controle completo de praticamente tudo em sua vida. O primeiro tipo é chamado de falácia do controle externo, onde nos vemos como vítimas do destino sem controle direto sobre nossas vidas. O segundo tipo de falácia do controle, o controle interno, ocorre quando assumimos que somos completamente responsáveis ​​pela dor e pela felicidade de todos ao nosso redor.


Falácia da justiça

Se você sofre da falácia da justiça, muitas vezes se sente ressentido porque pensa que sabe o que é justo e ninguém está cumprindo isso. Pode parecer óbvio dizer, mas “a vida nem sempre é justa”. 

Exemplo: “Maria conseguiu uma promoção e eu não, isso não é justo!”
O que acontece na verdade, é que cada um enxerga sob sua perspectiva.

Sempre estar certo

Quando alguém cai nessa armadilha, tende a colocar outras pessoas em julgamento para provar que suas próprias opiniões e ações são as absolutamente corretas ao invés de observar que as pessoas tem opiniões diferentes do ue é certo ou errado.

Obs: Várias fontes consultadas😮

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Realmente, você sempre fala pra procurar o lado positivo de cada situação! Ótima matéria🙏

    ResponderExcluir

Quer dar a sua opinião?