#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Você tem empatia com o próximo? Descubra






Oi gente...

Ainda sobre o post anterior, as mensagens continuam chegando e eu estou perplexa com a falta de empatia, amor e tolerância para com o próximo.

O termo “empatia” é usado para descrever uma ampla gama de experiências. Os pesquisadores da emoção geralmente definem a empatia como a capacidade de sentir as emoções de outras pessoas, juntamente com a capacidade de imaginar o que outra pessoa pode estar pensando ou sentindo. .


 O único perfeito é Cristo, todos nós somos sujeitos a errar. 

Hoje  compreendo porque Jesus resumiu os 10 mandamentos em dois principais, quando um doutor da lei perguntou como ganhar a vida eterna: 

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?


 


Empatia é vestir outra pele por alguns momentos. É fazer o que gostaria que fizessem por você. Mas ele deve começar de dentro de você.



Na verdade, quem ama a Deus acima de todas as coisas e o seu próximo como a si mesmo, cumprirá os outros oito.

Porque quem ama a Deus acima de todas as coisas obedece a ELE. E quem obedece a Deus, não faz mal para o o próximo- não mata, não rouba, não adultera, não trai, não cobiça, etc. 

 Mas Deus tem o poder de perdoar até mesmo estes. Porque no dia que foi crucificado ele perdoou um ladrão porque houve arrependimento sincero.

Temos que acreditar que assim como o apóstolo Paulo se fez de grego para ganhar os gregos e de judeus para ganhar os judeus, podemos encontrar servos de Deus em todos os ambientes e muitas vezes estão em missão anunciando o evangelho, e por algo maior, às vezes, aos nossos olhos podem estar errados, mas aos olhos de Deus está tudo certo, porque Deus conhece a intenção do coração.


E na verdade é isso que fará toda a diferença em nossas obras: a verdadeira intenção.
Se a sua intenção for boa, todas as suas obras serão de luz.


A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Mateus 6:22,23



Quais são os 3 tipos de empatia?


Goleman identifica três tipos de empatia, cada um importante para líderes eficazes:
☝Empatia cognitiva: a capacidade de entender a perspectiva do outro. ...
Empatia emocional: a capacidade de sentir fisicamente o que outra pessoa sente. ...

Preocupação empática: a capacidade de perceber o que o outro precisa de você. 




Eu posso não concordar com várias coisas, mas eu tenho o dever de respeitar.

Quem serve a Deus , não é perfeito. Temos falhas e estamos na igreja exatamente por isso, para Deus nos corrigir, seguir a doutrina e nos espelhar em Cristo (e não no irmão do nosso lado), para que possamos alcançar de Deus a misericórdia e ELE nos libertar das enfermidades espirituais( vícios e más obras) e materiais (enfermidades e outros)


E se tivermos focados 100% na nossa evolução, não teremos tempo de observar a vida alheia.

A não ser que você seja um homem/mulher de Deus preparado por Deus e ter revelações, sonhos, visões ou dom de conselheiro, ai sim, você pode alertar à pessoa dos seus erros. Porque estará na guia de Deus.

Mas terá o poder de alertar. "A pessoa aceita se quiser o seu conselho. "Naquele dia"  Deus verá no livro da vida que tal pessoa foi alertado e não deu ouvidos.

E servir a Deus é algo muito pessoal. Tem pessoas que sente acusada até de beber coca cola e outras bebem vinho e está tudo bem.

Paulo em Romanos 14:23: “. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado."


O que isso quer dizer?

Que existe a doutrina para ser seguida (é a direção) mas que cada um interpreta de maneira diferente e )se sente acusado de maneira diferente).


Vou além: cada pessoa entende diferente e muitas vezes Deus não está exigindo tal coisa da pessoa ainda. Somos como madeira bruta e Deus vai tirando os cascalhos aos poucos, ou seja, é como se fosse um bebê, você dá feijoada para um bebê? Claro que não. Ele começa bebendo leite materno.

Mas é óbvio que não podemos parar no leitinho, temos que buscar a feijoada- ou seja- buscar à santidade e consagração.

Veja esta palavra:



Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno.

1 Pedro 2:2-3



Conheço um testemunho que uma irmã chamou o ancião da igreja (também era  músico, antes de ser levantado para ancião)  para falar com o esposo dela, porque ele ouvia músicas sertaneja no último volume e ela não podia nem cantar hinos.

O  irmão foi e meia hora de conversa os dois começaram ouvir músicas antigas. O irmão falava toca aquela tal 😂😂😂. 

A irmã não entendendo o que estava acontecendo disse:
- Já não basta ter que suportar meu marido, agora esse irmão vem aumentar minha prova. E se passaram  dias assim. 



Até que um dia o esposo dela disse:  Puxa vida ganhei um amigo,  me diga o que você faz nas horas vagas? 

 O irmão respondeu:  

- Eu toco um instrumento.

 E o esposo da irmã disse: 
- Gostaria de ver você tocando. 

E assim o irmão o convidou para ele ver onde tocava. Foi na igreja, Deus o converteu, hoje é músico também.


Moral da história> Não questione as minhas razões se não conhece os meus motivos...

Razão de ouvir música junto com ele: compreender o outro.
Motivo: ser empático. 
Resultado: o mesmo que dizer: Um ao outro ajudou e disse: esforça-te. O outro viu luz de Deus nele e o seguiu.


 


 


Postar um comentário

0 Comentários